Loader

Marlim azul é declarado peixe-símbolo do Espírito Santo

Considerada a capital mundial do marlim, Vitória, capital do Espírito Santo, tem dois recordes internacionais pela captura de marlim azul e branco

Por FishTV - 19/10/2015 em Notícias / Geral



O marlim-azul agora é o peixe-símbolo do Espírito Santo. O novo ícone capixaba foi oficializado no dia 15 de outubro com a publicação no Diário Oficial do Espírito Santo, da Lei Nº 10.426, decretada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Paulo Hartung.

 Considerada a capital mundial do marlim, Vitória, capital do Espírito Santo, tem dois recordes internacionais pela captura de marlim azul e branco: o mundial de marlim azul é um peixe de 636 quilos, que foi capturado em fevereiro de 1992, e o do marlim branco com um peixe de 82,5 quilos, capturado em dezembro de 1979.

 O secretário Estado de Turismo, José Sales Filho, ressalta que o Estado é referência em pesca esportiva oceânica. "Pescadores do mundo inteiro são fascinados pela quantidade e tamanho dos peixes do litoral capixaba. O marlim-azul é um dos destaques da pesca esportiva no Espírito Santo, e atrai diversos turistas que sonham em encontrá-lo".

 A lei declara o Makaira nigricans, popularmente conhecido como marlim-azul ou espadarte-azul, peixe-símbolo do Estado do Espírito Santo e também institui o Dia Estadual do Marlim Azul, que será comemorado anualmente no dia 28 de fevereiro.

MAIS NOTÍCIAS