ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA: FALTA UM MÊS PARA O MAIOR EVENTO DA ÁREA

Vigésima quarta edição do evento acontece em Gramado, na Serra Gaúcha, com atividades científicas, workshops, mesas redondas e simpósios sobre o estudo dos peixes

Por Marcelo Telles - 18/08/2022 em Notícias / Geral

Entre os dias 18 e 23 de Setembro, no Hotel Wish Serrano, em Gramado-RS acontece mais uma edição do maior evento sul-americano de Ictiologia. Com o tema ‘Conexão de Conhecimentos’, a edição de número 24 do EBI (Encontro Brasileiro de Ictiologia) é totalmente direcionada para quem ama a pesca esportiva ou, simplesmente, a natureza e todo o seu esplendor. Além de ser imperdível para todos que desejam saber mais a respeito dos peixes que, obviamente, é algo que temos sempre vontade de entender cada vez mais.


Ao final desta matéria, você confere a entrevista do jornalista da Fish TV, Marcelo Telles com a presidente do Encontro Brasileiro de Ictiologia, Lisiane Hahn.


Para participar das atividades da programação cientifica do EBI é preciso se inscrever no evento através do site www.ebi2022.com.br, no link inscreva-se já! Lá, a pessoa poder se inscrever e participar de todas as atividades do evento.




A sessão de abertura vai ser no domingo, no final do dia, no dia 18 de setembro e durante toda a semana, de segunda à sexta, haverão atividades cientificas, como mesas redondas, workshops e simpósios. O EBI recebeu um grande volume de atividades, como as atividades de conexão com o publico em geral, em que os pesquisadores vão reagir com o público de Gramado-RS, com turistas, com a população em locais distribuídos na cidades.


O EBI vai contar exposição de fotografias na Rua Coberta e ter pesquisadores respondendo às perguntas do público, como o maior especialista de tubarão circulando pela Rua mais famosa da cidade, respondendo as perguntas dos interessados. Além de ter uma interação muito grande com as escolas da região, que vão participar das atividades da programação cientifica, com os pesquisadores indo palestrar em cada uma delas.


O Encontro Brasileiro de Ictiologia é uma semana de integração e conexão dos diferentes públicos, com foco nos peixes, que acontece desde a década de 80, mas há quatro anos não acontecia, devido à pandemia do Coronavírus. E em 2022, finalmente os participantes vão poder se encontrar de forma presencial. Agora, faltando um mês para esse reencontro, segundo Lisiane, os participantes estão ansiosos para fazer o que sempre realizavam com tanto amor: trocar ideias e trazer os resultados mais recentes das pesquisas com peixes.



A última edição, que aconteceu em Belém-PA, teve 1.400 pessoas de público, agregando muitas interessados. Vai ser a primeira vez, em 20 anos, que o congresso volta para o Rio Grande do Sul. Mas essa edição terá algo de especial: uma linha dentro do evento só para discutir a pesca esportiva!


Ou seja, o EBI contará com a presença de pescadores esportivos que discutirão com pesquisadores, estudantes e pessoas da indústria. Será debatido, por exemplo, as melhores práticas esportivas, como conciliar o pensamento científico com a pesca, como aplicar o conhecimento que os pesquisadores obtém em suas pesquisas para desenvolvimento da atividade e preservação dos peixes.


O encontro é de peixes, tanto de água doce, quanto de água salgada, com pesquisadores falando sobre peixes de recifes profundos, abordando que peixes ocorrem nesses ambientes, pesquisadores falando sobre a divulgação da ciência e como se divulga as pesquisas de ictiologia para o grande público.




De acordo com Lisiane, pesquisadores vão falar, também, sobre os impactos de usinas hidrelétricas nos peixes, sobre os órgãos governamentais, em discussão direta com o público leigo, conversando a respeito de portarias de pesca. Para a presidente, tudo o que se imaginar sobre peixes, vai ser discutido no EBI.


Ela ainda diz que o evento trabalha muito com os pescadores, barqueiros, ribeirinhos, com pessoas que conhecem muito sobre os peixes e fazem a troca desse conhecimento. Para a presidente do Encontro, a pesca esportiva é uma das atividade de lazer mais importantes, tanto pra economia, quanto para a conservação da natureza.


O EBI vai contar com a presença de grandes nomes do ramo, com anos e anos de experiencia. Por exemplo, participará do Encontro, o curador de Ictiologia da Califórnia Academy of Sciences, Luiz Alves Rocha, laureado dos prêmios Rolex 2021, por planejar a exploração dos recifes de corais do Oceano Índico, a fim de encontrar e descrever novas espécies, bem como defender sua proteção. O curador é paraibano e, hoje, mora em São Francisco, na Califórnia-EUA.


Em termos de pesca esportiva, algo que sempre acontece no EBI é o encontro com pessoas de diferentes áreas, por exemplo. Luiz tem foco mais em peixe marinho e com genética e biogeografia, que é a distribuição geográfica das especies.



Mas o evento terá outros especialistas que trabalham com peixes de água doce e com biologia reprodutiva de peixes. Então, quando acontece o encontro, os pesquisadores acabam pensando em projetos científicos que uma pessoa só não conseguiria pensar. De acordo com Luiz, é preciso unir as forcas entre a pesca esportiva, cientistas e conservacionistas pra conseguir fazer o que todos querem: populações sadias de peixes, seja pra estudar, pescar, para ver ou para manter a beleza da região.


Outro nome muito importante do ramo que estará presente no Encontro é a bióloga e analista ambiental, Carla Natacha Marcolino Polaz, que há 15 anos trabalha como analista ambiental no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ocupa a presidência da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI) desde junho de 2021.


Carla trabalha com conservação de peixes, especialmente aqueles ameaçados de extinção. Para Carla, o EBI é o local e o momento propício de troca de experiências, e a Fish TV, sendo um veiculo de divulgação e comunicação que alcança um grande público, pode ajudar a traduzir muitos conhecimentos acadêmicos úteis para uma linguagem mais acessível e, dessa forma, contribuir para qualificar os atores da cadeia da pesca esportiva.



Quem tiver empresa e trabalham nesse ramo, também pode participar do EBI através de patrocínio e apoio. Lisiane diz que o EBI terá área de exposição com estandes de empresas de diferentes segmentos, associados tanto a produtos, quanto à pesquisa com produtos de aventura, turismo outdoor, etc. 


Confira abaixo a entrevista do jornalista da Fish TV, Marcelo Telles com Lisiane Hahn, presidente do Encontro Brasileiro de Ictiologia.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS