Dica de Pesca: aprenda a manusear o peixe corretamente

Siga estas e faça uma pescaria saudável e com segurança

Por Fish TV - 16/11/2014 em Notícias / Geral

Para que a pescaria seja saudável e consciente, sem comprometer a sobrevivência do peixe e a segurança do pescador, alguns procedimentos são necessários na hora de manusear os peixes capturados e soltos. 
Então, para que a pescaria seja só alegria, confira as dicas abaixo: 

- Utilize sempre alicates de contenção que possuem extremidades com borda arredondada e revestidas com material plástico ou borracha.
-Usar luvas molhadas ajuda muito no manuseio de peixes grandes.
- Se for tirar uma fotografia do peixe, faça isso no tempo mínimo necessário. Se o peixe fica muito tempo fora da água, ocorre a união momentânea dos órgãos respiratórios e a desidratação de sua pele, provocando a alteração na composição do muco que envolve toda a superfície corporal.
- Evite o contato com as guelras. Ferimentos nas brânquias podem comprometer o seu funcionamento e favorecer a proliferação de fungos e bactérias, podendo provocar a morte do peixe.
- Quando for devolver o peixe para a água, não se deve jogá-lo, mas sim colocá-lo suavemente na posição horizontal dentro da água. Segure a nadadeira dorsal ou com a mão na região ventral. Mantenha o peixe nessa posição até que ele saia nadando naturalmente.
- O tapete molhado é outro item fundamental para minimizar os problemas causados pela retirada do muco do peixe. Colocar o peixe no chão não é recomendado.

Seguindo essas dicas, você vai garantir que seu peixe esteja pronto para voltar para a água sem qualquer sequela causada por manuseio inapropriado. Aí, é só capturá-lo mais algumas vezes, com a vantagem de estar ainda maior.

Imagem: Reprodução/ Fish TV

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS