Descoberta criatura marinha que viveu há 480 milhões de anos

Semelhante a um crustáceo, criatura se alimentava de plâncton como as baleias atuais

Por Fish TV - 12/03/2015 em Notícias / Geral

Cientistas descobriram um monstro marinho pré-histórico similar a um crustáceo que vagou pelos mares há 480 milhões de anos. A criatura que tinha hábitos alimentares iguais aos das baleias atuais, media cerca de dois metros de comprimento e teria sido uma das maiores a viver nesta época. A descoberta foi feita por pesquisadores das universidades de Yale e Oxford e publicada na revista especializada "Nature".

A nova espécie foi batizada de Aegirocassis benmoulae em homenagem ao caçador de fósseis marroquino Mohamed Ben Moula. (Imagem: Marianne Collins/ArtofFact/AP)


O Aegirocassis benmoulae tinha na cabeça uma rede de espinhos que filtrava os alimentos. A criatura marinha seria o representante mais antigo já conhecido dos gigantes aquáticos que se alimentam filtrando à água do mar. A nova espécie lembra as baleias de hoje em dia, que filtram a água do mar através das barbas para recolher o plâncton, mas da família dos mamíferos. 

Através de um novo método de análise, utilizando fósseis encontrados no Marrocos, foi possível ter uma visão 3D do animal, como ele deveria ser quando reinava nos oceanos. A pesquisa conseguiu mostrar que o animal tinha uma espécie de barbatana de cada lado do corpo que seriam ancestrais da fileira dupla de patas característica dos artrópodes, invertebrados recobertos de uma carapaça como os crustáceos, as aranhas e os insetos. 


Fonte: G1 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS