Calor extremo durante a pescaria: Fish TV traz dicas importantes para os dias mais quentes

Faltando, exatamente, um mês para o início do verão e com as ondas de calor que estamos vivendo nos últimos dias, é essencial saber como permanecer protegido.

Por Marcelo Telles - 22/11/2023 em Notícias / Geral

Ah, o verão! Apesar de ser conhecida como uma das estações mais esperadas por boa parte dos brasileiros, saber que falta um mês para ele chegar está trazendo alguns receios. Isso tudo tem um motivo: a onda de calor intenso que o Brasil tem passado nos últimos dias.


Com termômetros ultrapassando os 40ºC e sensações térmicas beirando os 60ºC, os olhares dos brasileiros se voltaram às notícias a respeito do clima mundial. Aqui mesmo, na Fish TV, semanalmente, estamos trazendo notícias que abordam essas mudanças climáticas.



Sendo um país continental, temos observados contrastes em nosso próprio território, com temperaturas recordes em uma região, enquanto em outra, fenômenos como ciclones e tornados.


Todos nós sabemos como esse assunto é importante e o quanto precisamos debater sobre, cobrando autoridades e fazendo o nosso dever pessoal.


Porém, em meio a todos esses acontecimentos, é de extrema importância que a gente dê uma atenção especial para a nossa saúde mental, fazendo atividades que nos façam relaxar.


E, como já sabemos, para isso, nada melhor para relaxar do que praticar uma boa pesca esportiva!



Nos rios, mares e pesqueiros do nosso país, milhares de pescadores esportivos já se preparam para mais um final de semana de pesque e solte. Porém, como tanto temos alertado, é essencial se prevenir contra o calor e os raios do sol nesse período.


Com isso, a Fish TV separou algumas dicas para serem seguidas, com mais rigor, durante os próximos meses. Seja para uso pessoal ou com alguém da sua família, leia com atenção e aproveite os dias quentes de pescaria da melhor forma!



Hidratação


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ainda em dias de temperaturas amenas, devemos tomar 35ml de água por dia para cada quilo que temos. Se você tiver 80kg, por exemplo, deve tomar 2,8L de água. Se tiver 120kg, deve tomar 4,2L, e assim vai.


Acontece que, em atividades esportivas, como o pesque e solte, transpiramos ainda mais. Isso tudo somado ao fato de estarmos com temperaturas mais altas. Ou seja, o consumo de água durante uma pescaria deve ser ainda maior do que a desse cálculo mencionado.


Mesmo se a sede não bater, tome água em diversos horários do dia. Uma dica é colocar o despertador do celular ou baixar aplicativos que ajudem a relembrar.



A hidratação do nosso corpo vai ser muito mais alta se consumirmos, também, sucos de frutas naturais e frutas com grande presença de água, como melancia e melão.


Ah, essas dicas devem ser muito mais fortes se a pessoa estiver consumindo bebida alcoólica! A bebida com álcool força a desidratação, e como ela passa a impressão de estar “matando a sede”, muitas pessoas esquecem de beber água. Em muitos desses casos, a pessoa pode ter casos sérios de desidratação. Fique atento!



Alimentação


Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados nesse período, por alguns fatores. Procure consumir alimentos mais leves, com almoço e jantar balanceados.


Aproveite saladas frescas e, como comentando no item anterior, opte por frutas. Manter uma fruta gelada, por exemplo, pode ser uma boa dica de lanche! Ela ficará com uma temperatura agradável e ajudará no calor.


Tem uma outra dica que a gente não precisa nem comentar, né? Esses são os momentos perfeitos para saborear um bom sorvete ou picolé!



Cuidados com os alimentos expostos ao sol ou à temperaturas muito altas. Comidas contendo ingredientes como maionese e iogurte possuem uma maior tendência a estragar.


Opte por refeições e lanches feitos na hora. Deixar alimentos, por muito tempo, expostos ao calor, pode causar infecções alimentares, já que favorece a proliferação de fungos e bactérias, e acelera a decomposição dos mesmos, especificamente de alimentos mal acondicionados.


Procure uma sombra e aposte nas caixas térmicas, abusando do gelo.



Altas temperaturas e exposição ao sol


O pescador esportivo é um tipo de atleta que, normalmente, já possui uma preocupação com os raios solares. Em sua grande maioria, as roupas de pesca esportiva já possuem proteção contra os raios UV, que é a radiação ultravioleta da luz solar.


Se não tomarmos cuidado, ela pode trazer uma variedade de efeitos patológicos, como queimaduras e alterações imunológicas.


Ao ir pescar em um pesqueiro, por exemplo, procure permanecer debaixo de guarda-sóis ou estruturas que projetem sombra, evitando a exposição direta aos raios do sol. Esse alerta se intensifica nos horários de pico, entre 10h e 16h.


Mas, o nosso maior herói contra esses perigosos raios, continua sendo o protetor solar! Passe sempre antes de sair de casa e retoque ao longo do período. Relembre isso, também, para todos os membros da família e amigos.


Evite dobrar as mangas das camisas de pesca, deixe o máximo do seu corpo protegido.


Para a região da cabeça, aposte nos bonés ou chapéus acompanhados de tubenecks, bandanas, balaclavas ou pescoceiras.



Evite, ao máximo, pescar sem o uso de óculos de sol originais, com real proteção contra os raios UV. Os danos do sol para a visão podem ser irreversíveis, causando cataratas e carne nos olhos. Uma dica é apostar nas lentes polarizadas, que bloqueiam o brilho da luz refletida pela água em que o pescador estiver pescando.


Se possível, tome uma ducha de vez em quando, molhando, principalmente, a região da cabeça, nuca e pulsos. Evite mudanças bruscas de temperatura, como banhos mega gelados antes ou após a exposição ao calor, bem como a saída de ambientes gelados com o ar condicionado para um ambiente muito quente.



Atenção aos sinais


Agora, o mais importante! Se sentir fraqueza, tontura, dor de cabeça, alteração na pressão, ou qualquer outro sintoma, pare a atividade imediatamente!


Sente ou deite numa superfície longe do calor extremo, se hidrate e tente se recuperar. Se os sintomas persistirem, procure ajuda médica o mais rápido possível!



As dicas da Fish TV valem para você e toda a sua família. Preste atenção, principalmente, em crianças e idosos. Seguindo esses dicas, você aproveitará um bom dia de pescaria em qualquer modalidade de pesque e solte que praticar!


Por isso, antes de se programar para uma pescaria, procure ver a previsão do tempo do local e já organize todos os detalhes preventivos.


O verão vem aí e queremos estar ainda mais seguros fazendo o que mais gostamos! 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS