Boto é encontrado preso em rede de pesca no RS

É proibida a pesca na área em que animal foi visto

Por Fish TV - 20/01/2015 em Notícias / Geral

Foi encontrado no último final de semana um boto envolto em uma rede de pesca no estuário da Lagoa dos Patos em Rio Grande, no Rio Grande Sul.  A cena chamou a atenção do oceanólogo Rodrigo Cezar Genoves, que acompanhou a luta do boto por cerca de uma hora. O estuário onde o boto se encontrava é uma área protegida, sendo proibida a pesca. 


"Tínhamos um bastão na lancha para tentar arrancar a rede. Era o que podíamos fazer. Mas ele conseguia nadar um pouco. Sempre que a gente chegava perto, ele se afastava", disse Genoves, que tentou se aproximar para retirar a rede do animal. O oceanólogo participa do Projeto Botos da Lagoa dos Patos, ligado ao Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e monitora a população de mamíferos no estuário.

Estuário onde boto se encontrava é uma área protegida, onde é proibida a pesca. (Imagem: Divulfação/ Projeto Botos da Lagoa dos Patos)


Seria impossível o boto ter ficado preso em outra área e depois ter se deslocado para o estuário, garante o pesquisador. "Ele certamente se enrolou naquela área. Por mais que o Ibama fiscalize, a gente sempre encontra redes em lugar proibido. Sempre estamos registrando isso. Nem todos os pescadores respeitam a área de exclusão", lamenta.


Segundo o oceanólogo, só resta torcer para que a rede milagrosamente se solte do animal, pois com a rede enrolada em seu corpo, dificilmente ele conseguirá se alimentar e, provavelmente, se não morrer por cansaço, morrerá de fome. 


Fonte: G1

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS