Torneios de pesca esportiva agitam o Brasil no último fim de semana de maio

Competições de pesca ao tucunaré, robalo e outras espécies impulsionam o turismo, promovem o pesque e solte e aquecem o setor em diversos estados brasileiros

Por Alice Mesquita - 23/05/2025 em Notícias / Competições

O cenário da pesca esportiva nacional ganha destaque neste final de semana, entre os dias 24 e 25 de maio, com uma série de torneios que prometem agitar as águas e movimentar cidades em diferentes regiões do país. Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste se preparam para receber eventos que vão além da competição: fortalecem o turismo, impulsionam a economia e reforçam a prática da pesca esportiva como aliada da preservação ambiental.


De Goiás ao Espírito Santo, passando pelo Paraná e Rio Grande do Sul, o calendário da pesca esportiva brasileira terá disputas acirradas, experiências únicas e um grande impacto econômico. Confira os destaques em cada região:


REGIÃO SUL


Torres-RS sedia a segunda edição do Robalo Master Brasil


A cidade de Torres (RS) recebe, nos dias 24 e 25 de maio, a 2ª edição do Robalo Master Brasil. A disputa será realizada no Rio Mampituba e seus afluentes, com largada da Marina Paulo Prates. A competição será dividida em duas baterias: a classificatória, no sábado (24), das 8h às 15h30, e a final, no domingo (25), das 8h às 14h. 



Foto: Enviada pelo organização do evento.

O torneio se destaca por seu formato inovador: a pesagem dos peixes substitui a medição, a fim de proporcionar uma outra experiência para o público. A escolha do robalo, um peixe resistente, permite esse formato sem prejuízo ao bem-estar do animal, respeitando e incentivando a prática. Além disso, os três melhores colocados da etapa garantem vaga na final nacional, marcada para julho, também no RS.


Com mais de 60 embarcações esperadas, o evento movimenta pescadores e toda a cadeia produtiva da pesca esportiva — desde a fabricação de barcos e motores até a venda de equipamentos especializados.



Paraná realiza múltiplos torneios voltados ao tucunaré


O estado do Paraná será palco de dois grandes torneios no próximo sábado (24). Das 7h às 17h, ocorre a terceira etapa do 10° Torneio Anual de Pesca ao Tucunaré 2025, agora com seis fases. A prova, realizada na Represa Capivara, será na categoria embarcada, com exigência mínima de 60HP de potência nas embarcações. Uma das novidades desta edição é o aumento no número de exemplares válidos, que passam a ser cinco peixes, sem medida mínima.


A competição utiliza exclusivamente iscas artificiais — escolha que reforça a preservação das espécies e evita o abate para utilização de iscas vivas. Em uma década de realização, o torneio transformou o perfil dos participantes, que hoje investem em barcos mais potentes e estruturas aprimoradas, como plataformas e carpetes.


Também no dia 24, em Pato Bragado, acontece o 4° Torneio de Pesca ao Tucunaré, com mais de 700 pescadores confirmados. A prova, realizada no Porto Britânia, das 7h às 15h, prioriza o bem-estar dos peixes: após a medição e o registro audiovisual, os exemplares são devolvidos imediatamente ao local da captura. Haverá premiação para as 10 melhores equipes e para o maior peixe da competição.


Foto: Enviada pelo organização do evento.


Ambos os torneios fortalecem o segmento e movimentam o turismo regional — com hotéis lotados, comércio aquecido e visibilidade para as cidades-sede.




Porto Mauá recebe a 2ª edição do Torneio Ar Guns


No mesmo final de semana, o município de Porto Mauá (RS) sediará a segunda edição do Torneio de Pesca Esportiva Ar Guns, com a pescaria oficial programada para o domingo (25), no Rio Uruguai. 


O evento é organizado pela empresa Ar Guns, de Santa Rosa, especializada na venda de armas, airsoft, airguns e artigos de pesca esportiva.


O jornalista Marcelo Telles fará a cobertura do evento através do programa Provas e Torneios, aqui da Fish TV.



Foto: Enviada pelo organização do evento.


O evento nasceu da paixão de amigos pela pesca esportiva e hoje atrai equipes de todo o Sul do Brasil. Além da competição — cuja estrela promete ser o dourado, o “rei do rio” — o torneio inclui ações ambientais, como soltura de alevinos e limpeza das margens. Também estão programados sorteios que somam R$ 15 mil em prêmios, além da entrega de camisetas oficiais para todos os inscritos.


O torneio ainda conta com patrocínio master do Costana Frontier Resort, o primeiro empreendimento turístico de alto padrão do noroeste do Rio Grande do Sul. 



REGIÃO SUDESTE


Vitória-ES promove evento inclusivo e sustentável com o XXI Torneio da Curva da Jurema


A capital capixaba será sede do XXI Torneio de Pesca da Curva da Jurema, nos dias 24 e 25 de maio. Realizado na orla da Curva da Jurema, o evento une competição, confraternização e inclusão em um só espaço. 


Com até 70 equipes e categorias que vão do juvenil ao sênior, o torneio valoriza a experiência dos atletas das categorias máster e sênior e fideliza a juventude dos atletas da categoria juvenil, que ajudam a formar a próxima geração de pescadores. O evento ainda garante a inclusão da categoria feminina, incentivando a presença das mulheres dentro do esporte.



Foto: Enviada pelo organização do evento.


Dividida em duas etapas (sábado à tarde e domingo pela manhã), a disputa valoriza a pesca desportiva de arremesso e reforça a identidade cultural do Espírito Santo com a modalidade. Premiações, sorteios e um almoço de confraternização fazem parte da programação.


A realização do evento também contribui para o turismo de pesca esportiva, fortalecendo o comércio e a ocupação hoteleira, além de fomentar a cultura do pesque e solte de forma consciente e educativa.



REGIÃO CENTRO-OESTE


Niquelândia-GO recebe a quarta etapa do Circuito Goiano de Pesca Esportiva 2025


No dia 24 de maio, a cidade de Niquelândia será o centro das atenções com a realização da 4ª etapa do Circuito Goiano de Pesca Esportiva 2025. A competição, que integra o calendário nacional da modalidade, atrai pescadores de diversas regiões e reforça o papel de Goiás como referência em torneios esportivos de pesca.


Na última etapa, em São Simão, a equipe Cerrado Solo Pesca conquistou o pódio em uma disputa acirrada. Agora, Niquelândia se prepara para receber dezenas de equipes em busca do troféu — em uma prova marcada por emoção, técnica apurada e espírito de equipe.


Com mais de 10 anos de história, o circuito começou em 2014, no reservatório da Serra do Facão, em Catalão, onde o icônico Tucunaré Hulk protagonizava as primeiras capturas. Em 2019, o evento já reunia 169 equipes e mais de 500 pescadores, o que levou à criação oficial do circuito em 2020, encerrando sua primeira temporada em Três Ranchos (2021).


Hoje, o Circuito Goiano é reconhecido nacionalmente por sua organização, credibilidade e premiações entre as maiores do Brasil. Mas seu verdadeiro diferencial está na comunidade de pescadores que se forma: um ambiente de amizade e paixão compartilhada, onde todos se sentem parte de uma grande família.


E assim, temos mais um final de semana repleto de competições que vão acelerar os corações de todos os apaixonados por esse esporte que tanto defendemos.


Para quem for participar, boa sorte e boa pescaria!


Fique ligado, semanalmente, aqui no nosso Portal de Notícias, para acompanhar os destaques das próximas semanas.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS