A 11ª edição do Festival Brasileiro de Aves Migratórias do Parque Nacional da Lagoa do Peixe acontece de 13 a 16 de novembro e conta com a participação do Projeto Albatroz. Durante o festival, serão realizados minicursos, seminários, palestras, exposições e oficinas, além de atividades com alunos, educadores e voluntários. As atividades culturais incluem feira de artesanato, apresentações artísticas e shows.
O Projeto Albatroz atua para reduzir a captura acidental de albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção. O projeto é patrocinado pela Petrobras e atua nas regiões de Santos (SP), Itajaí (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).
Albatrozes e petréis são aves oceânicas que vivem em alto-mar o ano todo, indo para ilhas distantes apenas no período de reprodução. Das 22 espécies de albatrozes que constam na Lista Vermelha da União para a Conservação da Natureza (IUCN), 17 estão ameaçadas de extinção. A principal causa de ameaça de extinção dos albatrozes e petréis é a captura não intencional pelos barcos de pesca de espinhel pelágico.
Consulte a programação completa no site www.festiavesmigratorias.blogspot.com.br.