Festival Internacional de Pesca Esportiva acontece nesse sábado no Rio Paraguai

Torneio, promovido desde a década de 1990, vai ser retomado após paralisação de 10 anos em Corumbá-MS.

Por Marcelo Telles - 19/05/2022 em Notícias / Competições - atualizado em 19/05/2022 as 16:16

Sábado é dia de grande torneio tradicional de pesca esportiva em Corumbá-MS. Realizado pela prefeitura, com o apoio do governo estadual, o Festival Internacional de Pesca Esportiva conta com 300 vagas para as equipes.


O evento é uma reedição, visto que acontece desde os anos 90, mas teve sua última pescaria em 2012. A parceria entre Estado, Município e a ACERT (Associação Corumbaense de Empresas de Turismo), fez com que o campeonato fosse possível.


O grande festival vai distribuir mais de 50 mil reais em prêmios, como o sorteio de um carro zero km, uma moto zero km, um barco de alumínio e dois motores de popa.


Para as equipes que terminarem o campeonato nas três primeiras colocações, dependendo da quantidade de pescado, e para a equipe que capturar o maior peixe, também haverá troféus. O torneio acontece em uma extensão de 6km do Rio Paraguai.




As equipes podem ter até três pescadores, além do piloteiro, que não poderá participar da pescaria. De acordo com o regulamento da competição, cada equipe receberá uma régua para a medição dos exemplares capturados.


A Marinha ficará responsável pela fiscalização, exigindo a documentação pessoal de cada pescador. A abertura oficial do evento acontece na sexta-feira às 19h, no Centro de Convenções do Pantanal, situado na orla portuária.


Na sequência, acontecerão os shows com a dupla Marinho & Rafael e Levy e Banda, no palco principal. Mas a largada da prova será no dia seguinte, na prainha do Porto-Geral, das 7h até às 14h do sábado, dia 21 de maio.




A premiação do torneio principal e sorteio dos prêmios estão marcados para às 15h de sábado, e a programação segue com dois shows a partir das 20h30, no Porto-Geral, com o regional Evandro Campos e a dupla Munhoz e Mariano.


Um dia após a competição, no domingo dia 22, o festival continua: das 7h até às 13h, com a prova infantil, com mais de mil crianças inscritas.


Entre os prêmios a serem sorteados, estão: um videogame, três celulares, 11 bicicletas, quatro TVs e três tablets. Ainda no domingo, acontece a Regata de Canoinha, com largada às 9h30.


A chamada canoinha-de-um-pau-só é construída artesanalmente com tronco de ximbuva pelos pescadores, ribeirinhos e índios guató, tradição que remonta a ocupação e colonização do Pantanal.


A regata ocorre desde 1993, uma iniciativa da Marinha com o objetivo de resgatar um legado histórico e cultural. A canoinha é meio de transporte e de sustento pela pesca.


Encerrando o festival, haverá uma Roda de Samba no Porto-geral, a partir das 12h.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS