Fazenda Pacu: ‘Os peixes vão comer ainda mais no CBP’, diz Mori

Com trabalho para intensificar a alimentação dos exemplares presentes na arena mineira do CBP, zootecnista Fábio Mori diz que os peixes vão procurar mais alimento durante as etapas.

Por Marcelo Telles - 13/11/2023 em Notícias / Competições

As expectativas continuam aumentando para as etapas do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros que serão realizadas no pesqueiro Fazenda Pacu, em Inhaúma-MG.


Nos dias 7, 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro deste ano, acontecerão as disputas do CBP Open por lá, que são as pescarias classificatórias para o Regional do CBP5. Já no início do ano que vem, em 2024, o pesqueiro volta a ser o centro das atenções dos pescadores brasileiros, quando sediará a etapa regional mineira, no sábado, dia 24 de fevereiro.



Porém, mesmo faltando um tempo para que as pescarias comecem, os trabalhos já estão a mil faz tempo. Como a Fish TV já havia adiantado, a Fazenda Pacu passou por uma revitalização do lago principal, com um preciso trabalho de manutenção, além da terraplanagem e do aprofundamento da margem do lago principal.


Mas, além da estrutura do local, as atenções também estiveram voltadas aos peixes do local.


O zootecnista do CBP, Fábio Mori, comandou o trabalho para reorganizar o plano alimentar dos exemplares. Resumidamente, Mori coletou dados e bolou uma nova ideia de alimentação, focada no crescimento dos peixes e nas ações nos dias das pescarias.



De acordo com Mori, um dos seus objetivos iniciais era fazer com o peixe tivesse um hábito, praticamente, selvagem, vivendo de uma forma quase que natural. Com isso, a alimentação de ração dada pelos pescadores e pelo próprio hotel, fariam o papel de suplementação, mudando esse hábito.


“Nosso objetivo é acelerar esse manejo, fazendo com que o peixe coma mais todos os dias e que cresça de forma acelerada, dependendo da alimentação artificial também. Assim, você começa a condicionar o animal, fornecendo alimento sempre nos horários frequentes”, explicou Mori.


Para o zootecnista, com esse modelo o peixe para de procurar alimento natural e começa a focar nos suplementos, por exemplo.


Aumentando o volume da sua alimentação, eles crescem mais rápido e ficam procurando as rações dos pescadores. O resultado desse condicionamento: mais ações no dia da pescaria.


“Isso tudo começou fazendo um levantamento da população de peixes, fazendo um estudo de qualidade da água. Com isso, a gente percebeu o que seria prioridade para aqueles peixes, em termo de nutrientes. Preparamos uma composição alimentar com ração, alguns vegetais e um pouco de proteína de origem animal pura. A gente mistura esses três ingredientes e os fornece duas vezes por dia para os peixes. Depois, a gente vai fornecer essa mistura em horários específicos iguais aos da prova do CBP, para que eles fiquem ainda mais condicionados”.



Para Mori, com esse trabalho específico, as pescarias na arena mostrarão uma atividade ainda maior. Ele comentou que os clientes que frequentam a Fazenda Pacu já estão elogiando a equipe da Fish TV e a arena, aprovando tudo que foi feito: peixes maiores e mais ativos.


“Na minha opinião, como estamos trabalhando em um ecossistema fechado, num lago, ou poderia ser em uma represa ou reservatório também, a gente precisa controlar os fatores que estão dentro da possibilidade técnica de controle, para que a gente possa não só otimizar o crescimento dos peixes, mas também ter exemplares com mais ação e energia para poder brigar na linha, gerando emoção”, disse Mori.


E você? Já conhece a Fazenda Pacu em Inhaúma-MG? A Fish TV te convida a conhecer o local e a fazer parte desse grande disputa, seja no CBP Open ou na Etapa Regional Mineira da quinta edição do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros.


Imagens cedidas pelo canal Fisgada Garantida.


Para apresentar a vocês tudo o que espera os competidores mineiros, conversamos com Thiago, do canal Fisgada Garantida, que é mais um pescador apaixonado pelo local. Thiago lembrou sobre os tambacus presentes, tanto no lago principal, como no lago de apoio, com exemplares que ultrapassam os 30kg.


Porém, o lago principal, que é onde irão acontecer as pescarias do Open e do Regional, possui um destaque. De acordo com o pescador, apesar dos tambas, desejo de qualquer pescador esportivo apaixonado por pesqueiros, também existem peixes de cor no local, como a pirarara.


Sem falar os surubins, tucunarés, traíras e pacus. Todos essas espécies também estão presentes em grandes quantidades. Quanto às iscas a serem utilizadas, o pescador também comenta algumas dicas.


“Primeiro, principalmente, o pessoal usa muita cevadeira por aqui, utilizando a ração do pesqueiro, com chicotão de cinco a sete metros, com dois EVA na linha, que é o famoso trenzinho ou o boiadinho, com a ração boiando. Ou também temos a pesca com EVA, que é a pesca de antena… Em segundo, vem o diretinho, que é a técnica muito eficaz, podemos utilizar tanto a cevadeira como torpedinho, podendo utilizar isca natural e ração, ou até mesmo, beijinho. Com isso, você captura os belos exemplares da Fazenda Pacu”, comentou Thiago.


Imagens cedidas pelo canal Fisgada Garantida.


E aí, bora pescar na Fazenda Pacu?


Relembrando, as datas de CBP Open por lá serão os dias 7, 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro de 2023. E a etapa regional de Minas Gerais do CBP5 acontecerá em 24 de fevereiro de 2024.


Para continuar ligado nas novidades da competição, siga e acompanhe o Instagram Oficial do campeonato: @cbp_oficial.


Agora, se você quer saber mais sobre inscrição, ou ainda, tirar dúvidas com o nosso pessoal, temos sempre um especialista CBP para te ajudar!


Você pode mandar uma mensagem para o número (51) 99738-8722 ou, se preferir, clique aqui.


Participe e venha conquistar o mundo da pesca esportiva! 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS