Encontro do Pró-Ausentes acontece no próximo mês

Mosqueiros que participam do projeto irão se reunir de 14 a 16 de julho em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul

Por Fish TV - 07/06/2017 em Notícias / Competições

Neste ano, o tradicional encontro dos mosqueiros do projeto Pró-Ausentes acontecerá mais uma vez. Os pescadores irão se reunir nos dias 14, 15 e 16 de julho nas pousadas Potreirinhos e Cachoeirão dos Rodrigues, ambas localizadas em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. No primeiro local, sábado à noite, haverá uma palestra técnica com o presidente da Associação Brasileira de Pesca com Mosca (ABPM), Bruno Repiso. Ele abordará assuntos como a escolha dos componentes de uma vara customizada, a diferença e a qualidade dos tipos de cortiça, opções e composições de blanks, dicas de limpeza e armazenamento de varas de fly fishing e outros temas. 

Além disso, durante a reunião, será lançada uma edição especial da revista da ABPM sobre os 20 anos de pesca de trutas em Ausentes. Para participar do encontro, basta se hospedar em uma das pousadas que sediará a iniciativa, não precisa necessariamente ser participante do projeto. "Restam poucas vagas. Quem tiver interesse, não pode deixar para depois para fazer a reserva", ressalta o coordenador do projeto, Edvar Zorrer. Para mais informações entre em contato com ele pelo telefone: (51) 991025072 ou pelo e-mail: edzorrer@gmail.com. 

Em 2017, projeto conta com mais um local de pesca

O projeto Pró-Ausentes tem novidade em 2017: mais duas fazendas para pesca com mosca em São José dos Ausentes. Os empreendimentos ficam na parte alta do rio do Marco. Nos anos anteriores, os pescadores que participam da iniciativa tinham parceria com os dois locais que receberá o encontro dos mosqueiros, localizados no vale do rio Silveira. 

O Pró-Ausentes surgiu através da necessidade de manter a pesca de trutas na região. A ação é caracterizada por um acordo firmado entre os pescadores e as pousadas. Eles efetuam uma taxa de pagamento e recebem em troca benefícios nos estabelecimentos como descontos nas diárias e isenção da cobrança de permissão de pesca no rio. "Nesses anos de atuação atingimos diversos objetivos: aumentaram o número de praticantes de fly fishing devido a existência de locais apropriados para a atividade e surgiram ainda novos empreendimentos de turismo rural focados em atender os mosqueiros", destaca Zorrer.

Reveja como foi o encontro de 2016 no Fish TV News!
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS