Dois dias de torneios em Manaus: conheça competições que vão parar capital do Amazonas em outubro

Primeira Copa Brasil de Pesca Esportiva e Oitavo Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã irão agitar os dias 14 e 15 deste mês.

Por Marcelo Telles - 05/10/2022 em Notícias / Competições - atualizado em 05/10/2022 as 12:00

Mais torneios para os pescadores esportivos amazonenses ficarem de olho! Nos dias 14 e 15 de outubro, acontecerão dois grandes eventos para evidenciar, ainda mais, a grandeza desse esporte que tanto amamos!


Nossa equipe conversou com Rogério Bessa, organizador das duas competições, que explicou e contou mais sobre os dois eventos.




Primeiramente, precisamos citar a 1ª COPA BRASIL DE PESCA ESPORTIVA, que consiste na reunião das maiores equipes de pesca esportiva de competição do cenário regional e nacional, com equipes profissionais convidadas. São apenas vinte equipes participantes que estão credenciadas para a primeira edição, esquentando ainda mais o clima para o torneio.


A Copa Brasil acontece no dia 14 de outubro deste ano, sexta-feira, em uma única etapa, tendo a sua base montada na Praia da Ponta Negra em Manaus-AM, com largada da prova marcada para às 7h e a chegada para às 15h.


De acordo com o organizador do torneio, Rogério Bessa, a competição terá como áreas de pesca os afluentes do Rio Negro, Rio Tarumã Açú e Rio Tarumã Mirim, na região metropolitana de Manaus. As principais regras da competição, de acordo com os organizadores são as seguintes: cada equipe poderá apresentar, para efeito de aferição, até cinco peixes da espécie Tucunarés, com medida mínima de 30 centímetros.


Os peixes serão validados por sistema de vídeo soltura, que serão apresentados para equipe de arbitragem. Toda a equipe de arbitragem, por sua vez, é composta, exclusivamente, por árbitras engenheiras de pesca da Secretaria de Pesca do Estado do Amazonas.



A premiação por mérito, consiste em entrega de troféus especiais e personalizados para as equipes que terminarem entre a primeira e a quinta colocação, com trofeu especial para a equipe que fisgar o maior peixe da disputa.


As vinte equipes participantes foram selecionadas da seguinte forma: cinco equipes campeãs dos torneios de pesca esportiva Amigos do Tarumã, de 2014 até 2019; cinco equipes atuais campeãs de cinco grandes torneios brasileiros (Circuito Tucuna Free, Torneio da Pesti, Torneio Três Marias, PEM Master e da última edição do Amigos do Tarumã); e mais dez equipes profissionais de pesca esportiva convidadas.



Já o 8º TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA AMIGOS DO TARUMÃ é mais uma edição dessa grande competição já conhecida e respeitada. De acordo com a organização, o torneio surgiu em 2014 através de uma reunião de amigos, com o objetivo de mostrar o potencial de pesca esportiva na orla de Manaus e em paralelo, tentar desenfrear a degradação ambiental, invasão de terras e, principalmente, o despejo de lixo de forma descontrolada e ao olhos das autoridades.


Segundo Rogério, após 8 anos de trabalho, eles conseguiram fazer com que esses ambientes fossem “melhores geridos”. Porém, ele ainda acredita que se está longe do modelo ideal, apesar  de entender que a família da pesca esportiva fez e faz a sua parte, chamando a atenção e apresentando as soluções viáveis.


A oitava edição do Amigos do Tarumã acontecerá no dia 15 de outubro, também em etapa única e com o mesmo horário da Copa Brasil: de 7h às 15h. A base do evento também terá a sua montagem feita na Praia da Ponta Negra em Manaus, palco de um dos maiores pontos turísticos da capital.



A competição é aberta e com vagas limitadas, sendo 100 equipes embarcadas e 30 caiaqueiros inscritos. Cada equipe pode apresentar, para efeito de aferição, até cinco Tucunarés, sendo 30 centímetros o tamanho mínimo. Será declarada vencedora a equipe que conseguir a maior pontuação dos peixes apresentados.


A premiação será dividida em duas formas: MÉRITO e SORTEIO. Pódio para as 10 primeiras colocadas, com troféu personalizado para a equipe que fisgar o maior peixe da competição; um cinturão para cada membro da equipe que conquistar o lugar mais alto do pódio; troféu para o maior peixe fisgado por uma pescadora inscrita na competição, além da premiação para os caiaqueiros que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar da modalidade.


Com relação à premiação por sorteio, Rogério destaca que o torneio terá: dois motores de popa Yamaha 15hp, duas canoas de alumínio de seis metros Amazonboat, dois caiaques de pesca Hidroecko, um motor elétrico Sucuri, pacotes de Pesca Esportiva em Barcos Hoteis e Pousadas de Pesca, assessórios de pesca, inscrição em outros torneios de pesca e demais brindes de patrocinadores.


De acordo com a organização, a relação entre ambos os eventos, nessa primeira edição, foi o de convidar as equipes campeãs do Amigos do Tarumã e buscar a profissionalização do esporte, sendo importante destacar que, apesar de ser a primeira Copa Brasil, teremos os maiores pescadores de pesca esportiva de competição do país, incluindo quatro recordistas mundiais pela IGFA, como Márcio Cerri (atual recordista mundial de pesca de tucunaré 91 cm); Lucas Methner (atual recordista mundial de pesca de tucunaré 90 cm); Geruza Reis (atual recordistas mundial de pesca de tucunaré 90 cm) e Ian Arthur (detentor de quatro recordes mundiais de diferentes espécies).



Mais uma vez, o programa Provas e Torneios da Fish TV estará presente no dia do evento! Além do Provas, o programa da Família Nakamura também será gravado neste dia. Rogério conta um pouco a respeito da presença da Fish TV em um torneio tão marcante para o estado do Amazonas.


“Pela quarta vez, temos a honra de receber a equipe da FISHTV para cobrir e divulgar o potencial dos torneios organizados pela nossa empresa Ecolazer. Esperamos que os dois programas que serão gravados aqui consigam retratar o que é a cidade de Manaus e incentivar que as pessoas visitem a cidade para realizar grandes pescarias aqui! Salientando que o recorde brasileiro de maior Tucunaré-açu fisgado em torneios de pesca foi capturado aqui em 2018 pela equipe Yamaha Fishing Team, com um belíssimo exemplar de 75cm, no Rio Cuieiras”, comentou o organizador.



Rogério ainda ressaltou a importância dos torneios de pesca esportiva que acontecem a todo o momento no nosso país e disse que é importante destacar a necessidade de garantir que os peixes apareçam.


“O objetivo número um é o da conservação dos estoques para que possamos usar de forma racional. Inclusive, devemos reforçar que o objetivo principal da pesca esportiva é o pesque e solte. Dessa forma, nossa área de pesca, por ser dentro da capital Manaus, se faz ainda mais necessário que, por meio de torneios, possamos sensibilizar as pessoas que conservar essas espécies é a melhor maneira para que a gente possa garantir geração de renda por meio da pesca esportiva. Por outro lado, é importante destacar que o grande objetivo de lançarmos esse nosso torneio, como a primeira Copa Brasil de Pesca Esportiva, é o de buscar a tão sonhada profissionalização do nosso esporte. Entendo que, somente por meio da realização de grandes torneios de pesca pelo brasil, em especial aqui na Amazonia, é que conseguiremos chegar nesse patamar”, comentou Rogério.



O organizador ainda faz uma comparação muito válida e importante com outros esportes que recebem tanta visualização, apesar da pesca esportiva ser o segundo esporte mais praticado do país.


“Por que será que passamos algumas horas na frente da tv, torcendo para nosso time de futebol, ou vôlei, natação, basquete e outros esportes? A resposta é muito simples: porque existem torneios! E nesses torneios surgem ídolos, surgem referências no esporte, surgem inspirações, surgem novos talentos… Então, o nosso grande objetivo para a edição da Copa Brasil, é o de chamar a atenção de todos os envolvidos nessa atividade produtiva, para que sejamos mais profissionais e tenhamos um olhar de futuro para essa atividade! Lembrando que temos tudo o que se faz necessário para que, de fato, nos tornemos a meca da pesca esportiva, como clima, abundância de pescado, diversas espécies consideradas esportivas, estrutura de pesca, excelentes operações de pesca… Nós temos o conhecimento empírico dos moradores do nosso Amazonas, que sabem muito bem onde habitam os maiores tucunarés amazônicos. O que falta? Uma politica pública para proteção desse peixe que atrais mais de 40 mil pescadores ao ano para fisgá-lo, fotografá-lo e devolvê-lo com vida. A espécie é a nossa bandeira! Esse é o nosso clamor!”, desabafou.


É com essa linda e importantíssima mensagem que a organização do evento convida a todos os pescadores, apaixonados pela pesca e toda as famílias brasileiras, que prestigiem e acompanhem por meio das transmissões ao vivo, ambos os torneios na integra.


Rogério diz: “será um dos maiores eventos de pesca esportiva do cenário nacional. Dias 14 e 15 de outubro, a Praia da Ponta Negra, em Manaus-AM, sediará os maiores torneios de pesca de 2022. Todos estão convidados!”



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS