Copa Iguaçu de Pesca Esportiva: ainda dá tempo de participar da sexta edição do torneio paranaense

Conheça grande evento que busca unir pesca esportiva com auxílio ao meio ambiente

Por Marcelo Telles - 14/10/2021 em Notícias / Competições - atualizado em 14/10/2021 as 11:27

Torneios de pesca esportiva existem aos montes em nosso país. Nós da Fish TV, que tanto levantamos essa bandeira, ficamos extremamente satisfeitos quando novos campeonatos aparecem.

Mas a felicidade é ainda maior quando se tem um campeonato que, além de ter seu foco na beleza desse esporte, se preocupa com as questões sociais e ambientais.

No caso da Copa Iguaçu de Pesca Esportiva, não se trata de um torneio iniciante, já que estamos em sua sexta edição. Para quem for participar desse grande evento, é preciso saber um pouco mais sobre ele.

Pescador durante etapa da Copa Iguaçu de Pesca EsportivaPescador durante etapa da Copa Iguaçu de Pesca Esportiva — Foto: Arquivo Pessoal/Marcos Danieli

Para isso, conversamos com Marcos Danieli, diretor executivo do Clube Pato Pescador (clube idealizador da Copa), de Pato Branco-PR. Antes de mais nada é preciso ressaltar que a Copa Iguaçu é um evento exclusivo para pesque e solte, praticando somente a pesca esportiva, em toda a sua essência.

A copa acontece nos lagos artificiais do rio Iguaçu, maior rio do estado do Paraná, formado pelo encontro dos rios Atube e Iraí. Apesar banhar, em sua grande maioria, terras brasileiras, o rio ainda chega em alguns pontos da Argentina.

O início da Copa aconteceu na represa de Salto Caxias na cidade de Cruzeiro do Iguaçu-PR, em setembro deste ano. A segunda etapa, que acontece sábado (dia 16/10), será na represa de Salto Santiago, no município de Rio Bonito do Iguaçu-PR.

Já a terceira etapa acontecerá na represa de Salto Osório, no município de São Jorge D'Oeste-PR, no dia 13/11/2021. E a quarta e quinta etapa acontecem, novamente, na represa de Salto Santiago, respectivamente, nos municípios de Saudade do Iguaçu-PR (11/12/2021) e em Candói-PR (29/01/2022).

A grande final acontece na represa de Salto Segredo no município de Mangueirinha-PR, no dia 19/02/2022.

Pescadores se preparam para mais uma etapa da Copa Iguaçu de Pesca Esportiva Pescadores se preparam para mais uma etapa da Copa Iguaçu de Pesca Esportiva — Foto: Arquivo Pessoal/Marcos Danieli

O torneio é tão focado no bem-estar dos peixes, que fazem as medições via vídeo, no mesmo local da captura, assim como as solturas. Evitando assim, que o peixe seja transportado do local que já está acostumado a viver, para um outro local, apenas para ser medido e soltado.

De acordo com Marcos, a Copa Iguaçu de Pesca Esportiva começou quase como uma brincadeira, entre um grupo de amigos que sempre curtiram tirar um tempo e lançar suas iscas na água.

"Todo esse grande campeonato que temos hoje surgiu através de um grupo de amigos que gostavam de pescar e resolveram fazer um campeonato entre eles. Após esse dia, a copa foi se repetindo e acabou caindo no gosto de novos adeptos. Com isso, surgiu a Copa Iguaçu".

Organizadores do evento recebem os competidoreOrganizadores do evento recebem os competidores — Foto: Arquivo Pessoal/Marcos Danieli

Como citado antes, existem muitos torneios de pesca. Mas este que estamos nos referindo, tem vários detalhes especiais. Começando pelo clube Pato Pescador, idealizador da competição, que é um clube sem fins lucrativos e usa a renda do campeonato em ações sociais no município de Pato Branco-PR.

Dentre essas ações, está: repovoamento de alevinos nos lagos do rio Iguaçu, coleta de lixo nas margens dos lagos, doação de brinquedos para entidades carentes e ajuda financeira para a manutenção de embarcações da Polícia Ambiental - Força Verde.

Aliás, falando em Polícia Ambiental, sempre que acontece o evento, a Polícia Militar Ambiental do local é alertada e, sempre que pode, está presente para manter a ordem e apoiar no que for preciso.

A Copa Iguaçu, em todos os seus eventos, também comunica a Marinha do Brasil, alertando, notificando e dando palestras para os pescadores.

Além de todas essas ações, a organização do evento também realiza diversos trabalhos em escolas de municípios ribeiros, levando a importância do pesque e solte, mostrando que o peixe vivo vale muito mais que o peixe morto e incentivando a soltura do peixe pescado.

Doação de brinquedos feita pela organização do evento Doação de brinquedos feita pela organização do evento — Foto: Arquivo Pessoal/Marcos Danieli

Para Marcos, realizar um evento após a pandemia da Covid-19 é um desafio, mas estão ansiosos e com grandes expectativas para as etapas restantes do torneio de 2021/2022, já que a procura tem sido bem alta.

"Apesar de estarmos vindo de um ano totalmente diferente, com vários eventos cancelados ou feitos através de medições virtuais, estamos com uma grande procura pelo evento. Hoje, 63 equipes estão participando da Copa Iguaçu de Pesca Esportiva", comentou Marcos.

Nesses seis anos, muita história aconteceu na Copa Iguaçu. Mas para o diretor executivo do Clube Pato Pescador, nenhum momento foi mais marcante do que a abertura desta edição, após esse período tão atípico.

"Nessas seis edições, o melhor momento de todos foi a abertura da sexta Copa Iguaçu, no dia 25/09/2021, na cidade de Cruzeiro do Iguaçu-PR. Após, praticamente, dois anos de pandemia e todos os pescadores afastados, fazer um evento presencial (seguindo todos os decretos municipais e estaduais), foi muito gratificante. Ver o reencontro dos pescadores e o retorno dos campeonatos não tem preço!", disse.

Qualquer pescador esportivo pode participar da Copa Iguaçu de Pesca EsportivaQualquer pescador esportivo pode participar da Copa Iguaçu de Pesca Esportiva — Foto: Arquivo Pessoal/Marcos Danieli

Marcos ainda fez um convite aos pescadores e garantiu ter uma boa resenha no dia que antecede o evento e grandes prêmios! Lembrando que ainda irão acontecer cinco etapas da Copa Iguaçu e ainda dá tempo para se inscrever!

Como a Copa Iguaçu é um campeonato aberto, qualquer pescador que pratique o pesque e solte pode participar. Os interessados podem se inscrever através dos pontos de apoio em várias cidades do estado do Paraná e de Santa Catarina.

Para mais informações, entre em contato com os números (46) 9 9916-3514, (46) 9 9924-3699 ou (46) 9 9107-7731

Ou, ainda, pelo e-mail: patopescadorpb@hotmail.com.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS