Turismo de Pesca: como o segmento é representado no Brasil

Conheça o potencial de pesca e espécies mais procuradas do país

Por Victória Netto - 15/07/2019 em Notícias / Turismo - atualizado em 24/07/2019 as 09:15

Com uma das maiores biodiversidades do mundo e peixes que não existem em nenhuma outra região do planeta, a esportividade da pesca no Brasil atrai pescadores de todos os lugares do mundo. Isso tudo começa, é claro, com o grande potencial de água doce e salgada do país.

O território nacional tem em torno de oito mil quilômetros de extensão litorânea, além de amplas bacias hidrográficas, 15 mil quilômetros de rios navegáveis e milhares de espécies de peixes. Só para comparar, na Amazônia há mais variedade de exemplares do que em todos os rios da Europa juntos. 

Esse cenário torna o Turismo de Pesca - movimento de pessoas em torno da pesca em busca de lazer - um segmento muito favorável no país. 

Mas cada região tem suas características particulares. “O Brasil é um país enorme, com realidades diferentes, e a gente precisa saber o que fazer para valorizar cada uma delas”, indica o executivo de vendas da Fish TV Rodrigo Teixeira, responsável por mapear o turismo de pesca no Brasil junto à emissora.


Rodrigo Teixeira apresentando o programa Aqua Negócios, da Fish TV. Foto: Divulgação/Fish TV

Teixeira, que começou na Fish TV como apresentador, trabalha com o Turismo de Pesca no canal há três anos. Ele percorre o país para analisar não só a realidade de cada região, mas de cada hotel, pousada, barco-hotel e pesqueiro. “Todos os locais têm o seu produto particular. O próprio Pantanal tem três ou quatro tipos de empreendimentos turísticos e estilos de pesca. A Amazônia, então, tem mais ainda, e a gente coloca o pé na estrada justamente para conhecer todas essas particularidades”, conta Teixeira. 

Com essa atuação, é possível reconhecer as potencialidades e as limitações de cada empreendimento, apontando os melhores caminhos para uma comunicação mais assertiva com o público interessado em turismo de pesca.


Afinal, qual a região mais esportiva?

Pode ser clichê, mas é a verdade: no Brasil, nenhuma região “é melhor” do que a outra quando o assunto é pesca esportiva. Como há muita diversidade, é impossível comparar, já que a pescaria ideal varia muito com a intenção do pescador e com o que ele busca como experiência nesse tipo de aventura.

Amazônia, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Pampas, Mata Atlântica, Litoral... São todas pescarias diferentes e únicas à sua maneira. Ainda assim, algumas espécies de peixes são mais atrativas para os pescadores em geral, e esse interesse está relacionado à esportividade dos exemplares.

Segundo Teixeira, os peixes mais procurados no Brasil atualmente são o robalo, o tucunaré e o dourado. “Esses rendem uma briga interessante, mas você ainda tem traíra, o pintado, o tambaqui, o pacu, outros peixes que têm uma pesca muito praticada também”.


Soltura de Dourado. Foto: Divulgação/Fish TV

Esses exemplares estão espalhados por todo o território brasileiro. E se, por um lado, não dá para generalizar e responder qual a melhor região para praticar a pesca esportiva no país, é possível descobrir qual a localidade mais indicada para cada objetivo.

Nessa missão, a Fish TV ajuda o pescador por meio do site Mapa da Pesca, que reúne os melhores empreendimentos de todo o Brasil e de outros países da América Latina, como a Argentina. Lá, o pescador encontra tudo o que precisa saber sobre cada estabelecimento e sobre as espécies que pode pescar em cada região.


Como a Fish TV trabalha com o Turismo de Pesca

No Turismo de Pesca, a Fish TV foca em atendimentos personalizados. Os pacotes comerciais são totalmente customizados para cada cliente. Essa avaliação é feita após a experiência no local, na qual são mapeadas as necessidades de cada empreendimento e o que é importante destacar em cada um deles. Nesse fluxo, todo mundo sai ganhando.

 “O consumidor ganha um produto qualificado, com a certeza de que a Fish TV, o principal meio de comunicação do segmento, esteve naquele local”, explica Rodrigo Teixeira. “Na outra ponta, o cliente, aquele que faz um negócio com a Fish TV envolvendo o turismo de pesca, tem a certeza de que está sendo bem atendido e com um produto de resultado, principalmente quando se fala em consolidação de marca, porque todo pescador esportivo, em algum momento ou outro, entra na Fish TV. E aí ele é impactado pela marca do cliente”.

Com tantas possibilidades de pescaria nas mais diversas regiões do país, saber onde procurar os melhores lugares, com o selo de qualidade Fish TV, sem dúvida facilita a experiência do pescador. E como cada expedição é única e as preferências são subjetivas, o jeito é explorar as diferentes modalidades de pesca nos locais onde há os troféus que mais agradam!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS