Plano para turismo e pesca avança em São Gonçalo do Abaeté

Marca que irá estampar divulgação é escolhida por moradores

Por Fish TV - 17/07/2019 em Notícias / Turismo - atualizado em 17/07/2019 as 11:22

O Plano Setorial da Pesca e Turismo do Bairro Beira Rio, apoiado pela Nexa, acaba de dar um passo importante. Foi escolhida, na última quinta-feira, a marca que estampará as campanhas de turismo e da pesca esportiva no Beira Rio, em São Gonçalo do Abaeté. A seleção foi feita pelos moradores da localidade, em reunião que aconteceu na sala do Conselho de Segurança Pública do bairro.

O gerente geral da unidade da empresa em Três Marias, Warley Pereira, destaca que a comunidade tem tido papel central no trabalho de desenvolvimento do turismo na região. “A participação dos moradores vem desde o início. Esse desejo do desenvolvimento em seu bairro é que guiou e marcou todas as etapas, inclusive na construção da marca”, conta Pereira.

O Plano Setorial, lançado no final de 2018, é parte das iniciativas do Projeto de Apoio à Gestão Pública, realizado pelo Instituto Votorantim e Nexa com o objetivo de diversificar e desenvolver a economia, gerando renda e empregos. Além do mapeamento da cadeia da pesca esportiva na região, o Plano Setorial identificou a oferta turística atual, os atrativos e recursos, os serviços e equipamentos turísticos, o perfil do turista e o mercado potencial do bairro.

Nesse processo, também foram levantados dados de regiões rurais em busca de oportunidades e atrações turísticas, como cachoeiras e fazendas.

Participação popular

A marca partiu das palavras-chave “rio, peixe, pesca, fluidez e turismo” para gerar a percepção nos turistas da diversidade dos peixes, fluidez, alegria e conexão com a pesca. No encontro foi pactuado o reforço do Dourado como peixe principal da marca.

O mote do turismo no bairro será: “Rio São Francisco. Explore, desfrute, contemple”. Empresários, pescadores e moradores do bairro debateram quatro opções antes de chegar à decisão final. Tarcísio Paiva, dono de uma pousada no local, aprovou a disputa. “Quando não há discordância é porque não há participação efetiva. A escolha foi dinâmica, discutimos sobre todas as opções de marcas e por fim elegemos a que mais identificou com o Beira Rio”, afirma.

Norberto dos Santos, que é pescador e líder comunitário muito conhecido pelos turistas que frequentam o São Francisco, também comemora o lançamento. “Foi muito bom, teve muita participação. Eu acho que o segredo da coisa é a propaganda. A marca tem tudo pra dar certo”, celebra.

Fonte: Assessoria de imprensa Nexa

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS