Pesca esportiva em Paulicéia

Município busca por inovações para atrair apreciadores da pesca esportiva

Por Fish TV - 22/06/2017 em Notícias / Turismo

Apresentar as belezas de uma região e fomentar o interesse pela prática da pesca esportiva é a ideia de um grupo de empreendedores da cidade de Paulicéia, município de São Paulo. O objetivo é convidar os pescadores para conhecerem as grandes espécies que vivem nas águas do município de aproximadamente 8 mil habitantes.

Paulicéia possui grandes riquezas, sendo parte delas vindas do rio Paraná, ponto de encontro de muitos pescadores. Para recuperar este segmento do turismo, foram criados dois órgãos: APEP - Associação de Pesca Esportiva de Paulicéia e COMTUR - Conselho Municipal de Turismo. "Estamos empenhados para que as autoridades do município criem uma Secretaria de Turismo, pois juntos teremos maior representatividade política para recuperar o turismo de pesca", afirma Raimundo Magalhaes, presidente da COMTUR. Segundo ele, os dois órgãos estão unidos para que o pesque e solte volte a ser constante na cidade, assim como os visitantes. "Temos um dos maiores lagos do Brasil, onde impera belezas naturais e tem o famoso tucunaré, que foi introduzido no ano de 2001 e hoje já está adaptado", continua.

Em 1998, após uma inundação pela CESP (Usina Sérgio Motta), mudanças ocorreram e eles foram favorecidos com localização geográfica e relevo. "Ainda hoje temos diversas espécies de peixes em nossas águas, como dourado, piapara, pintado e outras que atraem muitos turistas", diz César Espinoza, presidente da APEP. Porém, com a pesca predatória, sem condições de fiscalização, os problemas foram surgindo. "Hoje as pessoas ajudam a fiscalizar a pesca, pois eles perceberam que um peixe vivo e solto, vale muito mais ", relata.

A partir da fiscalização de ribeirinhos, guias e a criação de dois órgãos, a cidade cresceu e conta com infraestrutura para receber turistas de todos os lugares do país. "Temos hotéis e pousadas que vão proporcionar ao turista conforto e segurança", diz. Outro investimento da APEP, além do bem-estar da sociedade, é a preservação do rio. "Sabemos que investir na pesca esportiva é estar apoiando a preservação e o turismo, e que juntos vão resultar numa sociedade organizada e um lugar cada vez melhor para viver e visitar", continua.

Ensinar uma geração desde cedo

No dia 4 de novembro acontece o Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré, com o objetivo de incentivar o pesque e solte das espécies. Porém, outro projeto que visa a preservação ambiental, e está em andamento, é para falar aos jovens sobre a importância do rio Paraná para a cidade. "Temos a intenção de promover a defesa, preservação e conservação da natureza. Informamos aos jovens sobre os benefícios da pesca esportiva e ecoturismo para a sociedade", conclui o presidente. 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS