Dia Nacional do Turismo: por que o setor não para de crescer?

Sendo um dos segmentos que mais se fortalece, o Turismo usa o dia de hoje para celebrar a sua importância, seja para o Turismo de Natureza ou em suas mais diversas variações. Laís Vanessa comenta.

Por Marcelo Telles - 08/05/2023 em Notícias / Turismo - atualizado em 08/05/2023 as 12:41

Qualquer atividade que seja realizada por alguém, durante uma viagem, com permanência em locais distintos do que vivem, com fins de lazer, negócios e outros. Essa é a definição resumida de Turismo, de acordo com a Organização Mundial de Turismo.


Mas, apesar do peso que o órgão tem, sabemos que ele vai muito além. Para se ter uma ideia da sua força, o setor deve movimentar, só este ano, em todo o planeta, quase 10 trilhões de dólares! Essa quantia representa 9,2% do PIB mundial, além de gerar 24 milhões de empregos.



Porém, não é preciso levantar tantos números para saber a importância que esse segmento possui no Brasil. Faturando mais de 200 bilhões de reais no ano passado, o turismo é procurado, todos os dias, por brasileiros das mais diferentes regiões.


Seja para conhecer o calor das praias do Nordestes, as belezas do Rio de Janeiro, as noites de São Paulo, o frio da serra no Sul ou a pesca esportiva no Norte do país, o turismo nos mostra que o brasileiro não para de se movimentar.



Apesar de ligarmos o setor apenas à viagens para descanso, existem muitos outros tipos de turismo, como Turismo Social, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Turismo de Esportes, Turismo de Aventura, Turismo de Sol e Praia, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Saúde, Turismo Rural e, obviamente, o Turismo de Natureza, Turismo Náutico e Turismo de Pesca.


Estes últimos falamos com propriedade, afinal, conseguimos enxergar, bem de perto, como eles têm crescido por todos os cantos. O Turismo de Natureza e a Pesca Esportiva, por exemplo, possuem uma relação muito próxima e de troca mútua.



Viajante, apaixonada por turismo de pesca esportiva, Laís Vanessa, apresentadora do Programa Destinos da Fish TV, conversou com a nossa equipe e deu a sua opinião a respeito do impacto que o setor possui em cima da prática do pesque e solte.


Para a apresentadora, o turismo tem uma importância fora do comum para o avanço da pesca esportiva e ela vê isso acontecer, nitidamente, durante as gravações do programa.


Laís conta que os locais estão, cada vez mais, se adaptando para receber os turistas pescadores e as suas famílias, propondo atividades para todos.


“Estou vendo muitas pousadas oferecendo workshops de fotografia, passeios náuticos, observações de aves, trilhas… Esses empreendimentos estão vendo o crescimento do turismo e da pesca esportiva, então vão se adaptando a isso. Claro que o foco é a pesca esportiva, mas esses locais já têm outros recursos focados no turismo familiar, como piscinas, pracinhas para crianças, brinquedos, caiaque…”, comentou.



A apresentadora ainda comenta que, com o avanço do esporte, também estão crescendo as leis de incentivo à preservação ambiental, com grandes cuidados ao meio ambiente.


Essa conscientização, para Laís, caminha junto com o crescimento do setor turístico no nosso país, já que, os empreendimentos que oferecem essas atividades, precisam 100% da natureza.


“As pousadas que estão focadas a reforçar seus empreendimentos precisam de uma natureza muito bem cuidada, por exemplo, com os animais silvestres vivendo nesses locais. Isso fomenta o turismo, gera empregos e tudo se conecta. Cada vez mais as pessoas estão buscando essa proximidade com a natureza, e esses locais precisam oferecer conforto e uma grande experiência para o hóspede”, disse Laís.



A apresentadora de Destinos tem toda a razão, afinal, por mais prazerosa que essa atividade sempre foi conhecida, sua procura vem aumentando de um tempo pra cá, em demasia, em todos os países.


E essa procura tem causado um fomento significativo em toda a economia, fazendo crescer os olhares sobre a atividade, bem como a importância desse tipo de turismo.


O Turismo de Natureza, por exemplo, cresce, em média, 30% ao ano em todo o Brasil, com estimativa de movimentar, financeiramente, 333,8 bilhões de dólares no mundo inteiro, até o ano de 2027. E no nosso país existem diversas razões para isso.



O principal fator tem relação com a saída da rotina, onde o brasileiro busca sempre mais e mais, descansar e relaxar próximos ao meio ambiente, trazendo benefícios, até mesmo, para a sua saúde.


Recentemente, a Fish TV já havia trazido uma matéria que comprovava essa afirmação, apresentando um estudo que fora realizado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal, organização mundial composta por mais de 15 mil cientistas, que disse que possuir um contato mais próximo com a natureza pode diminuir o risco de diversas doenças, com ênfase na depressão, ansiedade e diabetes.


Após os períodos mais fortes da pandemia da Covid-19, as buscas por ecoturismo aumentaram 133% no Brasil. Agora, mesmo com esse mercado em crescimento constante, a perspectiva é de que ele continue em alta, sem parar.


Afinal, com o crescimento de turistas para as regiões, os investimentos também tendem a aumentar, trazendo maior conforto e maior infraestrutura para recepção deste público, como dito por Laís Vanessa.



Hoje, dia Nacional do Turismo, é preciso continuar reforçando e conscientizando sobre as mais diversas belezas naturais e culturais que formam o nosso país.


Seja para tirar umas férias na beira da praia ou para pescar seus mais belos peixes no final de semana, o Turismo é uma atividade essencial para o bem estar e qualidade de vida do brasileiro.


E você? Para onde será a sua próxima viagem?




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS