Curso de Agente de Pesca Esportiva em Manaus: Prefeitura cria curso para comunitários do rio Cuieira

Com o objetivo de fomentar a economia nas comunidades ribeirinhas e incentivar a pesca esportiva na região do alto rio Negro, prefeitura decidiu promover o curso.

Por Marcelo Telles - 19/08/2022 em Notícias / Turismo

Mais uma grande iniciativa para o bem e o fomento da pesca esportiva. Dessa vez, o projeto partiu da prefeitura de Manaus, capital do estado do Amazonas.


Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), também tendo o apoio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), a prefeitura realizou, na sede da escola municipal São Sebastião I e da Igreja Católica, na comunidade de São Sebastião do rio Cuieiras, o curso de “Agente de Pesca Esportiva” para que os comunitários possam, a partir de então, atuar em processo de legalização na área. A atividade promete atrair diversos turistas para a região.



De acordo com a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas, a Secretaria se antecipou na formação de mão de obra das comunidades, para que, quando for realizado um campeonato de pesca esportiva na região, eles já estejam qualificados. Ainda segundo a diretora, o turista que vem participar de um torneio e contrata mão de obra local, precisa ter pessoal qualificado como ‘agentes apoiadores’.


Meyb explicou que uma diária custa em torno de R$ 150 e em três ou quatro dias de campeonato, o turista pode contratar quase dez moradores de cada local, se tornando uma boa renda que fica nas comunidades. Trinta participantes das comunidades de São Sebastião, Nova Canaã, Boa Esperança, Nova Esperança e Barreirinha, dentro do rio Cuieiras, participaram do encontro.



Durante o curso, todos os participantes aprenderam sobre a importância, introdução e benefícios da pesca esportiva, e foram capacitados nas técnicas de arremesso, tipos de equipamentos e montagem, além das espécies de peixes utilizadas na pesca esportiva, e as boas práticas no manuseio do peixe capturado.


O curso teve a duração de 16 horas e é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre Semacc e Sepror, por meio do  Plano Safra Manaus. 


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS