Projeto promete fomentar turismo de pesca esportiva no Mato Grosso

“Transporte Zero”, projeto de lei proposto pelo governo do estado, poderá trazer números maiores do que o dobro dos atuais, em relação ao turismo de pesca esportiva mato-grossense.

Por Marcelo Telles - 02/06/2023 em Notícias / Política - atualizado em 02/06/2023 as 11:43

Um projeto de lei pode ter importância fundamental no turismo de pesca esportiva no estado do Mato Grosso.


Proposto pelo próprio governo estadual, o projeto “Transporte Zero” prevê a proibição do transporte, do armazenamento e da comercialização de todos os pescados nos rios de Mato Grosso, começando pelo primeiro dia do ano de 2024, 1º de janeiro. A pesca de subsistência e a pesca esportiva, porém, permanecerão liberadas.



De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a aprovação do projeto de lei poderá resultar em um número muito importante para o turismo de pesca esportiva no estado, podendo mais do que dobrar, em relação aos números atuais, com a atração de milhares de novos turistas, sem falar da geração de empregos que também será fomentada.



De acordo com o secretário, a falta de peixes no rios, resultados das diversas pescas predatórias, fez diminui, consideravelmente, a quantidade de turistas que costumavam visitar a região.


A aprovação do “Transporte Zero”, segundo o secretário, seria fundamental para a retomada da pesca esportiva no Mato Grosso e a volta do povoamento dos rios pelos peixes.



No projeto, ainda está previsto o pagamento de auxílio financeiro, durante um período de três anos, para os pescadores artesanais, que receberão qualificação em alguns programas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania para o turismo ecológico e pesqueiro e de produção sustentável da aquicultura.


Este último, foi pensada por conta da redução dos estoques pesqueiros nos rios de Mato Grosso.


Em sua próxima sessão, o projeto “Transporte Zero” será debatido, novamente, pelos deputados estaduais.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS