Petrobrás passa a produzir biodiesel com óleo de peixe

Projeto iniciou no Ceará e promete expandir para outros estados

Por Fish TV - 27/01/2015 em Notícias / Mercado

A Petrobrás Biocombustíveis passou a produzir biodiesel a partir de resíduos e gorduras de peixe, com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura. O projeto começou em um polo de piscicultura no Ceará e promete expandir para outros estados em breve. Segundo ministro da Pesca e Aquicultura, o aproveitamento integral do pescado aumenta e diversifica as fontes de renda dos produtores.

A extração está sendo realizada na Usina de Quixadá, no interior do Ceará. (Reprodução)


Na primeira remessa, estão sendo processadas 4,55 toneladas para a extração do óleo conhecido como OGR (óleos e gorduras residuais). As sobras de víscera de peixe são fornecidas através de um contrato entre a Petrobrás Biocombustíveis uma cooperativa de produtores no Ceará. 

A expectativa é de que até o final do ano o projeto alcance mais de 300 piscicultores familiares que atuam nos açudes de Castanhão e Orós, os maiores do Ceará.

De acordo com a Petrobrás, o uso do óleo extraído das vísceras do pescado na produção oferece benefícios para todos, garantindo biodiesel com matéria-prima de qualidade e valor de mercado para um subproduto, proporcionando renda extra aos piscicultores. Além de oferecer destinação útil a um material que de outra forma criaria um possível passivo ambiental.


Fonte: MPA
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS