Fish TV no Japão: o que aprendemos no oriente sobre feiras de pesca esportiva?

Com projeto de lançar um grande evento próprio nos próximos anos, a Fish TV visitou a Osaka Fishing Show para buscar referências e absorver o máximo de conhecimento na área.

Por Marcelo Telles - 15/03/2023 em Notícias / Mercado - atualizado em 16/03/2023 as 11:02

A Fish TV do outro lado do mundo! No mês de fevereiro, representantes da Fish TV visitaram, mais uma vez, a Osaka Fishing Show, uma das maiores e mais importantes feiras mundiais no ramo da pesca esportiva. Mas não foi uma visita qualquer. A participação da Fish TV neste ano de 2023 tem um propósito maior: o projeto de lançamento de seu próprio evento!


A partir da visita, a Fish TV pegou diversas referências para usar como exemplo, sempre focada em trazer o melhor para todos os apaixonados pelo esporte. A Osaka Fishing Show acontece todos os anos no Japão, na cidade de Osaka, e possui um grande diferencial. Em seu primeiro dia de evento, a feira é voltada para os compradores, lojistas, importadores e distribuidores. Já no segundo dia, a feira é aberta ao público final. 



Osaka Fishing Show deste ano atraiu milhares de interessados — Foto: Fish TV


Diferente das feiras em que estamos acostumados no Brasil, onde as pessoas tiram os seus pedidos durante os eventos, no Japão, todo início de ano, são lançados produtos e o foco da feira passa a ser o relacionamento ao cliente. Na Osaka Fishing Show, a Fish TV percebeu, além da presença de muitos staffs, a participação de apresentadores famosos do Japão. 


A divisão era feita por pavilhões, onde três eram voltados à indústria, mostrando os produtos e lançamentos, e um para o público e entretenimento. Com diversas atividades, as idades dos participantes variavam bem, com atrações focadas, desde às crianças de colo, até aos adultos, com muita movimentações durante todo o dia. Por exemplo, o evento contava com mais de 20 modelos de salas de aula que não paravam por um só momento. 



Atividades não paravam durante a Osaka Fishing Show — Foto: Fish TV


O conteúdo delas também variavam: desde a importância do colete salva-vidas até trabalhos de isca e de vara, morfologia de peixes, entre outros. E esse é o grande ponto da visita: pegar referências para construir o evento no Brasil. Antes de colocar em prática, a Fish TV está olhando como o mundo está fazendo, por isso já estivemos presentes em feiras na Europa e no Estados Unidos, além da de Osaka. 


“É uma feira onde as marcas e a instituição em si se preocupam com a formação de pescadores, trazendo mais conhecimento para esse público, tanto a nível inicial, quanto a nível de performance”, comentou Guilherme Motta, CEO da Fish TV. 



Pescaria infantil era um dos destaques de entretenimento — Foto: Fish TV


Para Gustavo Seffrin, head de vendas da Fish TV, a feira trabalha focada em negócios e no consumidor final de maneira muito organizada e sábia. Assim, esse consumidor consegue ter uma noção e conhecer melhor o produto que ele vai adquirir posteriormente. Toda essa experiência será, de acordo com Gustavo, de suma importância para a Fish TV conseguir organizar o grande evento que está preparado para os próximos anos. 


“Não queremos fazer apenas mais um evento. Queremos algo que fortaleça todo o mercado da pesca esportiva, aumentando o número de pescadores e trazendo o público jovem, com entretenimento voltado para crianças, adolescentes e também para o público mais velho, dando ainda mais vontade para os pescadores aprenderem sobre todo esse segmento”, comentou Gustavo. 



Filas durante Osaka Fishing Show deste ano — Foto: Fish TV


Durante a visita da Fish TV, nossos representantes encontraram um grande amigo: Marcos Ryogi Okamoto, empresário paulista, patrocinador de diversos programas da Fish TV. Em conversa com a nossa equipe, Marcos comentou sobre a organização da feira e que todos os anos se surpreende com a evolução dos materiais de pesca. 


“É um formato muito interessante, em que ela busca atender todo o ramo da pesca esportiva e o seu consumidor final, onde os expositores fazem demonstrações de material, além de workshops. Para mim, o grande diferencial da feira é a técnica e o uso dos produtos, com informações muito importantes para a evolução dos pescadores esportivos, fomentando todo o mercado”, comentou Marcos. 



Gustavo (esq.), Marcos (centro) e Guilherme (dir.) durante Osaka Fishing Show — Foto: Fish TV


O empresário ainda cita que esse formato de feira deve ser exemplo a ser adotado em nosso país, já que, se o consumidor final tiver o desejo de adquirir os produtos expostos, os lojistas irão precisar possuir esses itens em suas lojas. 


“Visito a feira desde 2002. O Japão é um país que possui um mercado de pesca muito mais desenvolvido que o nosso, já que passaram pelas etapas que estamos passando no momento. Se seguirmos esse exemplo, acredito que vamos acelerar muito o crescimento do nosso mercado. Com a Fish TV acompanhando, esse evento passa a ser o início para o avanço do nosso”, disse. 


A Fish TV também se encontrou com Dohi, diretor de eventos e proprietário da Osaka Fishing Show. Na conversa, o proprietário comentou que em dois dias eles receberam 40 mil pessoas. Uma grande motivação para o evento que a Fish TV está preparando. 



Gustavo e Guilherme em encontro com Dohi, proprietário da Osaka Fishing Show — Foto: Fish TV


“O mercado vem nos pedindo isso há tempos e é uma ideia que já estamos colocando em prática: essa visita já faz parte do projeto que estamos construindo. Nada mais justo, necessário e importante do que termos um momento do ano onde a Fish TV se encontra com o seu público. Todos os meses são mais de 3 milhões de pessoas que nos assistem nos canais digitais e na TV. Estava faltando o encontro com essas pessoas”, comentou Guilherme, nosso CEO. 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS