Turismo de natureza: por que ele faz parte dos setores que mais crescem no país?

Após enfraquecimento da pandemia da Covid-19, buscas por ecoturismo aumentaram em mais de 130% no Brasil, deixando claro a necessidade da população em se aproximar da natureza.

Por Marcelo Telles - 18/04/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 18/04/2023 as 18:18

Seja uma simples caminhada no meio da mata, um acampamento num local estratégico, uma trilha nas montanhas, mergulhos em rios e cachoeiras ou, simplesmente, lançar suas iscas nas águas para a prática da pesca esportiva em busca dos maiores exemplares.


O turismo de natureza, ou ecoturismo, abrange diversas atividades em que nós, seres humanos, tiramos um tempo para relaxar e aproveitar esses momentos de proximidade com o meio ambiente.


Mas, por mais prazerosa que essa atividade sempre foi reconhecida, de um tempo pra cá sua procura vem aumentando, em demasia, em todos os cantos do planeta. E essa procura tem causado um fomento significativo em toda a economia, fazendo crescer os olhares sobre a atividade, bem como a importância desse tipo de turismo.



Em resumo, o ecoturismo é definido pelo Ministério do Turismo como um segmento que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.


Porém, o impacto que o setor possui para a economia vai muito além dessa definição, já que cresce, em média, 30% ao ano em todo o país, com estimativa de movimentar, financeiramente, 333,8 bilhões de dólares no mundo inteiro, até o ano de 2027.


Mas todo esse crescimento não acontece à toa. No Brasil, por exemplo, existem diversas razões para isso. O principal fator tem relação com a saída da rotina, onde buscamos sempre mais e mais, descansar e relaxar próximos à natureza, trazendo benefícios, até mesmo, para a nossa saúde.



Uma prova disto foi um estudo realizado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal, organização mundial composta por mais de 15 mil cientistas, que confirmou: ter um contato mais próximo com a natureza pode diminuir o risco de diversas doenças, com ênfase na depressão, ansiedade e diabetes.


Entre os mais diversos benefícios, o estudo diz que essa relação estimula o neurodesenvolvimento e a nossa saúde mental, entardecendo o envelhecimento cognitivo. E, sejamos sinceros, é impossível falar em natureza e não lembrar do nosso querido país.


Com dimensões continentais, o Brasil é reconhecido mundialmente como um dos principais destinos de ecoturismo do planeta, possuindo, aproximadamente, 10 mil empresas dedicadas a esse segmento.


Nos últimos anos, mais de 20 milhões de turistas vieram até o nosso país e, destes, cerca de 20% buscavam por belos cenários em meio à nossa natureza. Porém, não é preciso ir para fora do país para ver isso acontecer. Por aqui mesmo, aproximadamente 1 milhão de brasileiros escolhem o ecoturismo como destino.




Essa procura, mundialmente falando, ficou ainda mais forte com o enfraquecimento da pandemia da Covid-19. Na época, onde todos permaneceram mais em casa e sem contato com o mundo exterior, cresceu a vontade e a necessidade de sair em busca de um contato maior com o planeta.


Após os períodos mais fortes da pandemia, as buscas por ecoturismo aumentaram 133% no Brasil. Agora, mesmo com esse mercado em crescimento constante, a perspectiva é de que ele continue em alta, sem parar. Afinal, com o crescimento de turistas para as regiões, os investimentos também tendem a aumentar, trazendo maior conforto e maior infraestrutura para recepção deste público.



O turismo de natureza é fundamental para o estímulo de regiões com belezas naturais, levando ao crescimento dessas áreas, bem como à sua preservação. Na política, ações também têm sido pensadas para dar uma maior atenção a este tema.


No início deste ano, a ministra do turismo Daniela Carneiro, destacou a importância do segmento e garantiu forte apoio ao turismo de natureza, dizendo ser essencial a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda para a população.


O Ministério do Turismo também abriu, recentemente, 400 vagas para cursos gratuitos voltados ao ecoturismo. Os cursos denominados “Especialização Técnica em Atrativos Culturais” e “Especialização Técnica em Atrativos Naturais” voltado para as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, foram distribuídas de forma equitativa para os 10 estados que integram as duas regiões e o Distrito Federal, sendo eles: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grasso do Sul e Mato Grosso.



Em nível de especialização técnica, a proposta era atender guias de turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados das macrorregiões Norte e Centro-Oeste.


Outra ação pensando no fomento do turismo de natureza foi o lançamento da campanha publicitária para incentivar o setor, produzida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.


Com o slogan “Ecoturismo: seu destino está a um passo de distância”, a campanha contou com mapeamento das principais cidades com atividades de ecoturismo em todas as regiões brasileiras.


Já no Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba-SP, foi assinado, na semana passada, um termo que concede permissão de uso de serviços de ecoturismo no local. Com a assinatura, passa a ser permitida a operação de serviços turísticos na ilha, como hospedagem, alimentação, transporte e atividades de lazer, por dez anos.



É visível uma procura e uma preocupação maior com o turismo de natureza no nosso país, com o passar dos anos. Percebemos isso com a grande quantidade de pescadores esportivos que viajam por todos os cantos do país atrás dos maiores exemplares e dos mais belos locais de pesca, aproximando a relação do ser humano com a natureza e fazendo crescer esse mercado, cada dia mais.


E você? Para onde será a sua próxima viagem em busca de proximidade com a nossa natureza?



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS