Século XXI é o mais quente da história

14 dos 15 anos mais quentes aconteceram neste século, diz ONU

Por Fish TV - 04/02/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Na última segunda-feira (2) a agência meteorológica da ONU (Meteorological Organization, ou WMO) informou em relatório publicado, que dos 15 anos mais quentes da história, 14 ocorreram neste século. Segundo a publicação, o futuro do planeta promete ser cada vez mais quente devido ao aquecimento global, com a crescente emissão de gases de efeito estufa e o aumento da temperatura na superfície oceânica.

A seca do Brasil e as inundações em outros países do mundo fazem parte dos eventos extremos registrados em 2014. (Imagem: Reprodução)


Dos 15 anos mais quentes já registrados, 2014 foi o que teve o maior calor da história. A média de temperatura no ano passado ficou 0,57°C acima dos 14°C, que são a média do período entre 1961 e 1990, que é usada como referência. "Em 2014 o calor quebrou recordes, combinado com chuvas torrenciais, enchentes em muitos países e seca em alguns outros, e foi consistente com a expectativa de um clima que está mudando", disse o secretário-geral da WMO, Michel Jarraud.

Cerca de 93% da energia produzida pelos gases de efeito estufa e que ficam presas na atmosfera acabam nos oceanos. Sendo que a quantidade de calor dos mares influencia o sistema climático.

O relatório completo sobre a situação climática do planeta em 2014 deve ser divulgado em março.

Fonte: UOL
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS