Seca também afeta rio Uruguai

Chuvas previstas para o mês podem melhorar a situação do rio

Por Laís Vanessa - 19/05/2020 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 04/08/2020 as 09:54

A seca vem causando preocupação nas bacias hidrográficas. Assim, como o rio Paraná que sofre as consequências dessa situação, o rio Uruguai também está abaixo do ideal. 

 

Diante disso, diversas medidas já foram tomadas pelo lado Argentino. Agora, chegou a vez do lado brasileiro. Servidores do Ibama estão pedindo a suspensão da pesca na bacia do rio Uruguai. O documento já foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, pedindo medidas para enfrentar as consequências da seca. 

 

Os operadores de pesca da região, também se preocupam com a baixa do rio, mas estão esperançosos quanto ao nível de água, devido às chuvas previstas para esse mês. "O rio já está um pouco baixo, mas em condições de operar. As chuvas da semana estão fazendo o rio subir. Estamos operando, respeitando as leis estabelecidas", conta Davio Josmerio Weber, proprietário do Pesqueiro do Cabrita, em Porto Xavier. 

 

Sandro André Diel, proprietário da Pousada Biguá, que também atua em Porto Xavier, conta que está operando com medidas de segurança, seguindo as leis da Argentina. "O rio agora está normalizando por conta das chuvas, precisa chover mais. Mas começou a subir, o que é muito bom".

 Confira a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS