Rio Uruguai é tema de palestra

Evento acontece no dia 14 de junho, às 20h, no Fnac do Barra Shopping Sul em Porto Alegre

Por Fish TV - 30/05/2016 em Notícias / Meio Ambiente

As ameaças das hidrelétricas à biodiversidade do Parque Estadual do Turvo e do rio Uruguai serão debatidas um uma palestra organizada pela Fundação Gaia e a Fnac Barra Shopping Sul de Porto Alegre. O evento faz parte de um ciclo de palestras organizado pela fundação.

O comando da iniciativa fica por conta do professor Paulo Brack. Segundo o palestrante, o rio Uruguai já sofreu sete grandes intervenções de empreendimentos hidrelétricos em seu eixo principal e também em um de seus tributários, no caso, o rio Canoas. "Já foram destruídas corredeiras, cascatas, florestas e se comprometeu ainda mais a existência de peixes, plantas e outros organismos restritos a estes ecossistemas de rios", afirma Brack.

Conjunto de quedas do Salto do Yucumã estão ameaçadas pela construção de hidrelétricas


Segundo a Fundação Gaia, promotora do evento, existem planejadas ainda 278 novas hidrelétricas em sua bacia, situação se for concretizada se configuraria em um imenso desastre sobre dezenas de milhares de pessoas atingidas e também pela destruição da maior parte de remanescentes e da biodiversidade restante. 

As hidrelétricas de Garabi e Panambi estão entre os maiores barramentos previstos, com cerca de 100 mil hectares de áreas afetadas. Este último, se continuar, atingirá parte da biodiversidade do Parque Estadual do Turvo e comprometerá o Salto do Yucumã. "Está na hora da sociedade gaúcha intervir para estancar este processo que compromete a biodiversidade do Parque do Turvo e a vida do rio Uruguai", enviou a assessoria de imprensa da Fundação Gaia.

Professor Paulo Brack será o palestrante


Serviço:
Palestra: Ameaças das hidrelétricas à biodiversidade do Parque Estadual do Turvo e do Rio Uruguai.
Dia 14 de junho de 2016 às 20h
Local: Café Fnac - Barra Shopping Sul Porto Alegre
Entrada Franca
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS