Recursos naturais para 2019 já foram esgotados pela humanidade

Desde segunda-feira (29) já estamos usando mais do que a Terra pode repor

Por Alison Mota - 30/07/2019 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 30/07/2019 as 16:42

Os recursos naturais da Terra não são infinitos, tanto é que, a partir da última segunda-feira (29) passaremos a estar em débito com o planeta. Isso porque há um ponto máximo de uso onde não haja danos ao meio ambiente e seja possível renovar os recursos. Em 2019, a data limite chegou três dias mais cedo que em comparação com 2018, também é a vez em que essa marca é atingida mais rápido desde 1970, data em que iniciaram os trabalhos de medição.

O cálculo para saber a chamada Pegada Ecológica é realizado pelo Global Footprint Network (GFN), e é feito medindo a área marinha e terrestre necessária para a produção dos recursos que uma população consome e, ainda assim, o planeta possa se regenerar.  De acordo com o estudo, precisaríamos de 1,75 Terra para manter o padrão atual de consumo.

De acordo com a GFN, “o motivo deste processo de degradação do planeta é nosso atual padrão de consumo, que exige uma quantidade maior de recursos que a natureza consegue oferecer”.

O ano de 1970, que deu início a captação de dados, também foi a data em que o planeta entrou em déficit de seus recursos naturais. A partir disso, temos consumido muito além do que a Terra pode regenerar. Como exemplo do que aconteceu nesse ano, a data limite tem chegado cada vez mais cedo.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS