Preservação é a palavra da vez na Semana do Meio Ambiente

Data traz reflexão sobre a conservação dos ambientes naturais

Por Alison Mota - 05/06/2021 em Notícias / Meio Ambiente

É impossível ser pescador esportivo sem estar sempre atento às melhores maneiras de manter a natureza preservada, conservando hoje para garantir o futuro do nosso esporte para as futuras gerações.

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, aproveitando a data, queremos lembrar que a reciclagem de materiais pode ser uma boa pedida para reaproveitar o que utilizamos em nossas saídas de pesca.

Anualmente são descartadas cerca de 1,5 bilhão de toneladas de resíduos, e uma forma de reduzir essa quantidade de matérias que são jogados fora é dando outro uso para eles, ou mesmo reciclando.

Nós sabemos que você, pescador esportivo, sempre se esforça para defender o meio ambiente, e é por isso que separamos alguns materiais de uso na pescaria que podem ser reciclados.

Anzol


Feitos normalmente em aço, os anzóis têm grande potencial reciclável. De acordo com o Instituto Aço Brasil, o material está entre os mais recicláveis e reciclados do mundo.

Além disso, o setor estimula a coleta e recicla o aço no fim da vida útil dos produtos, que são empregados em novos produtos siderúrgicos sem perda da qualidade.

Linha


As linhas de pesca sempre são escolhidas pensando em tipos específicos de pescaria.

Para quem utiliza as linhas de monofilamento, costumeiramente feitas em nylon, é importante saber que esse material também pode ser inteiramente reciclado, até por ser de alta resistência e levar muito tempo para se desintegrar se for descartado incorretamente.

Para a indústria, o nylon reciclado é uma opção com bom custo-benefício e baixo impacto ao meio ambiente.

Isca


Entre os tantos modelos que podem ser encontrados para a prática da pesca esportiva, as iscas soft, muitas feitas em silicone, sofrem na boca dos peixes esportivos.

Quando uma isca desse tipo chega ao final de seu uso, ela pode sim ser reciclada, porém, como o silicone não é biodegradável, precisa ser descartado em local adequado, sendo processado por alguma empresa especializada no material, que pode ser transformado em lubrificante industrial, por exemplo.

Chumbada


Ainda que não seja o material mais aconselhável para se utilizar em componentes para pesca, a chumbada recebe esse nome por, na maioria das vezes, ser fabricada com chumbo

O detalhe é que, em sua forma dissolvida, é de alta toxicidade, então imagine o fundo de um lago ou rio como ficaria com um material desses. Por isso, além de importante economicamente, reciclar o chumbo também tem importância ambiental. Se puder, procure utilizar acessórios sem o metal.

Gostou das dicas? Então vamos juntos colaborar para manter o nosso meio ambiente preservado, garantindo que as futuras gerações também possam desfrutar do prazer que é praticar a pesca esportiva.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS