Poluição no planeta reduz chuvas na América Central

Poluição do ar em países como China e Índia podem causar distúrbios em todo o globo

Por Fish TV - 12/02/2015 em Notícias / Meio Ambiente

A poluição do ar provocada pela industrialização no hemisfério Norte pode ser a responsável pela redução das chuvas na América Central, sugeriu um novo estudo divulgado na última segunda-feira (09) na revista Nature Geoscience. Esta é mais uma evidência de que a atividade humana pode influenciar o clima, dizem os cientistas. 

Poluição do ar em países como China e Índia podem causar ainda mais distúrbios, especialmente na Ásia. (Imagem: Reprodução/Lintao Zhang/Getty Images)


"Identificamos uma tendência de seca sem precedentes a partir de 1850", relataram os pesquisadores na publicação. A pesquisa analisou o ritmo de crescimento desde 1550 de uma estalagmite encontrada numa caverna de Belize. As estalagmites são rochas pontiagudas formadas pelo gotejamento de água rica em minerais a partir do teto de uma caverna.

Especialistas afirmaram que a seca em Belize "coincide com o crescimento nas emissões de aerossol no hemisfério norte", à medida que a Revolução Industrial impulsionou o uso de combustíveis fósseis.
As descobertas indicam que o crescimento da poluição do ar em países como China e Índia podem causar ainda mais distúrbios, especialmente na Ásia, sobre uma zona de chuvas tropicais que circula o globo na altura da linha do Equador e que é vital para a agricultura.

Pesquisa analisou o ritmo de crescimento desde 1550 de uma estalagmite encontrada numa caverna de Belize. (Imagem: Reprodução/Douglas Kennett/ `Science`)


Os cientistas ligaram as secas à poluição capaz de recobrir os raios solares ao examinarem como nove grandes erupções vulcânicas ocorridas no hemisfério norte desde 1550, quando as cinzas despejadas na atmosfera cobriram o sol, também foram registradas como períodos secos no processo de crescimento da estalagmite.


Fonte: Reuters Brasil
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS