Piracema: operações já fazem alta apreensão de pescado ilegal em todo o país

Em período de reprodução dos peixes, regras estão sendo descumpridas em várias regiões. Fiscalizações seguem em alta.

Por Marcelo Telles - 07/11/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 07/11/2023 as 16:15

Em várias regiões do país a piracema já começou. Porém, junto dela, também começaram os descumprimentos às regras impostas para tal.


As fiscalizações do último final de semana, chamada de Operação Piracema, já levantaram números alarmantes em diversas regiões.



A conhecida piracema é um período de reprodução das espécies de peixes, em que os exemplares de peixes sobem os rios em cardumes, nadando contra as correntezas e contra diversos outros obstáculos, para encontrar o melhor local para a desova.


Como a piracema depende de muitos fatores diferentes, e lembrando que o Brasil é um país de dimensões continentais, obviamente, o período de piracema varia de região para região. Porém, na maior parte do país, ela começou na semana passada.


As leis de defeso e o próprio período de piracema mudam conforme a região, a espécie e até mesmo o rio. Descumprir qualquer uma das regras do defeso pode gerar altas multas.



No último final de semana, porém, algumas operações náuticas realizadas já apreenderam pescados ilegais e equipamentos não permitidos para o período.


No Rio Paraná, a Polícia Militar Ambiental fez a apreensão de 100 metros de redes de pesca ilegais, além de dois covos, estruturas artesanais utilizadas para a pesca de camarões. De acordo com o portal G1 de Presidente Prudente-SP, policiais autuaram um senhor de 61 anos, em outro ponto do Rio Paraná, que estava sem peixes, mas em sua embarcação com caniço e molinete.


Os materiais recolhidos na operação foram levados até a Base da Polícia Ambiental, no município de Rosana-SP.



Partindo para outro estado, a operação continuou. Em Goiás, fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se deslocaram de Goiânia até Aruanã-GO, na Área de Proteção Ambiental do Encantado, para dar início à fiscalização.


Em todo o processo, 99 equipamentos de pesca ilegal foram apreendidos. Segundo o relatório parcial divulgado pela Secretaria, ao total, os fiscais fizeram a apreensão de três redes, 79 pindas, sete espinhéis e três caniços.


No estado de Goiás, a pesca amadora, subaquática, ornamental e artesanal estão proibidas.


Porém, a pesca esportiva e de subsistências estão liberadas no período. Ainda é permitida a pesca e o transporte de espécies exóticas ou alóctones e híbridas, desde que sigam todos os critérios especificados na cartilha de pesca Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


A Operação Piracema vai continuar até o dia 28 de fevereiro de 2024.



Fotos: Polícia Militar Ambiental

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS