Peixes-boi reabilitados serão devolvidos à natureza

Os animais estão sob os cuidados da equipe do Instituto Mamirauá, no município de Maraã (AM)

Por Fish TV - 09/01/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Seis peixes-boi amazônicos, que estão em reabilitação, serão devolvidos à natureza. Os animais estão sob os cuidados da equipe do Instituto Mamirauá e moradores de comunidades ribeirinhas, no Centro de Reabilitação de Peixe-Boi Amazônico de Base Comunitária, localizado município de Maraã (AM). Esse será o terceiro evento de soltura de peixes dessa espécie. A soltura acontece no Lago Arati, em frente à comunidade Vila Nova do Amanã, setor Paranã do Amanã, no dia 11 de janeiro. 

Seis peixes-boi serão devolvidos à natureza. (Imagem: Sônia Vill/Mamirauá)


Os animais chegaram ao centro de reabilitação com poucos meses de vida, após se perderem das mães. Eles foram acompanhados por uma equipe formada por veterinários, oceanógrafos, educadores ambientais e técnicos. "Nossa primeira preocupação é hidratar o animal, verificar se ele está bem, avaliar o estado clínico e oferecer alimentação", afirma Miriam Marmontel, pesquisadora do Instituto Mamirauá. 

Após a soltura, os animais continuam sendo monitorados pelos pesquisadores em ambiente natural. É adaptado à cauda um cinto equipado com transmissor de sinais de rádio. "Cada equipamento tem uma frequência única, então conseguimos acompanhar os peixes individualmente. É o momento de verificar se eles estão se adaptando bem ou não, saber se estão fazendo a rota migratória, se encontraram um local rico em alimentação, se  mudam de lugar ou permaneceram parados", conta Miriam.

O Instituto Mamirauá fica localizado na região do Médio Solimões, no Amazonas. (Imagem: Reprodução / Mamirauá)


O Centro de Reabilitação de Peixe-Boi Amazônico de Base Comunitária foi criado pelo Instituto Mamirauá em 2008 e é um criatório conservacionista autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). 


Fonte: ASCOM - Mamirauá
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS