Peixe considerado mais raro do mundo tem filhotes e se afasta da extinção

Exemplar de peixe-mão-vermelho teve 21 crias, o que acabou o distanciando um pouco mais da extinção de sua espécie. Os 21 exemplares já representam cerca de 25% de toda sua população.

Por Marcelo Telles - 27/03/2024 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 27/03/2024 as 10:35

“Anúncio de bebê”! Foi assim que a Handfish Conservation Project, criadora do projeto de conservação do peixe considerado mais raro de todo o planeta, anunciou o nascimento de 21 filhotes do peixe-mão-vermelho (Thymichthys politus).


Como sua população é extremamente pequena, o nascimento de 21 filhotes tem proporções gigantescas para o futuro da espécie, o que deixou cientistas e biólogos com a esperança renovada.


Os profissionais são da Universidade da Tasmânia, e cuidaram dos ovos com muito cuidado e atenção por 50 dias, tempo que levaram para eclodirem.


Ovos do peixe-mão-vermelho. Foto: Reprodução / Handfish Conservation Project. 


A ideia é que os exemplares adultos do peixe-mão-vermelho possam amadurecer um pouco mais e produzir mais filhotes ainda neste ano, aumentando a sua população e trazendo ainda mais esperança.


Não é um trabalho simples, mas os pesquisadores estão otimistas. Depois de um tempo, de acordo com os pesquisadores, quando já for seguro para a espécie, a ideia é que esses exemplares sejam soltos na natureza, podendo reproduzir ainda mais.


Para isso acontecer, eles terão de passar por uma série de atividades para estimular à adaptação para a nova vida, desenvolvendo habilidades extras.


Exemplar adulto da espécie. Foto: Reprodução / Handfish Conservation Project. 


Por exemplo, eles serão inseridos em ambientes mais complexos, com uma maior proximidade a outras espécies de peixes.


Inicialmente, essa ideia está sendo estudada com muita calma, já que as altas temperaturas do planeta estão interferindo no futuro da vida marinha. Confira o anúncio oficial da descoberta, feita pela Handfish Conservation Project.


“*Anúncio de bebê!* Temos o prazer de anunciar a chegada de 21 exemplares do peixe-mão-vermelho: bebês que eclodiram recentemente no Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos - IMAS, como parte do nosso programa de reprodução para conservação! Eles serão cuidados em nosso “viveiro” por cerca de um ano, por nossa dedicada equipe, antes de serem liberados na natureza. Se tudo correr conforme o planejado, alguns podem ser mantidos para reprodução antes de serem liberados um pouco mais tarde, mas manteremos vocês atualizados. Este trabalho só é possível através do financiamento da Fundação para as Espécies Mais Ameaçadas da Austrália e do Departamento de Mudanças Climáticas, Energia, Meio Ambiente e Água e dos generosos doadores que apoiam este projeto. O trabalho é realizado com o apoio do Seahorse World da Tasmânia, em consulta com a Equipe Nacional de Recuperação de Handfish e o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tasmânia (NRE TAS)”, encerrou o grupo.


Peixe-mão-vermelho pode se livrar da extinção graças a projetos de conservação ambiental. Foto: Reprodução / Reef Life Survey. 


Que ações como essas, pensando na preservação das espécies dos nossos rios e oceanos, possam servir de exemplo para deixarmos um planeta melhor para as gerações futuras.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS