Nos próximos 30 anos, Brasil deve desmatar cerca de 65 milhões de hectares, diz Oxford

De acordo com estudo da Universidade Oxford, uma das mais antigas e conceituadas do planeta, até 2050, o Brasil deve desmatar cerca de 7% de todo o seu território.

Por Marcelo Telles - 29/11/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 29/11/2023 as 11:05

Com coordenação da Universidade de Oxford, do Reino Unido, pesquisadores de oito universidades diferentes chegaram a cálculos preocupantes para o futuro do nosso país. Para os especialistas, o Brasil deve desmatar, aproximadamente, 65 milhões de hectares nos próximos trinta anos, se nada for feito para impedir.


Para se ter ideia deste número em metros quadrados, a situação é ainda mais assustadora: são 65 bilhões de m2.


Desmatamento segue crescendo em todos os biomas brasileiros. (Foto: Felipe Werneck/Ibama).


Os pesquisadores levaram em consideração todos os biomas brasileiros, como a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal. É importante lembrar que cada um desses biomas possui os mais diferentes tipos de vegetação e de fauna, porém, independente de suas características principais, todos sofrem com as ações feitas pelo ser humano.


De acordo com divulgado pela BBC Brasil, em 2050, esse número de desmatamento, que deve estar chegando perto dos 64 milhões de hectares no período, equivale ao estado inteiro de Minas Gerais, quarto maior do país.


Ou seja, segundo o estudo, nas próximas três décadas, cerca de 7% do território brasileiro vai sofrer com o desmatamento.


Estudo foi feito por 13 pesquisadores de 8 diferentes universidades. (Foto: Reprodução).


A pesquisa científica foi publicada na Global Change Biology, revista de mudança ambiental dedicada a resolver os problemas desafiadores o planeta, focada na sustentabilidade, mudanças climáticas e proteção ambiental. De acordo com a própria Global, a revista tem a intenção de promover a compreensão para os impactos das mudanças do meio ambiente, buscando as melhores soluções para tal.


Um ponto abordado pelos pesquisadores estuda o Código Florestal, que de acordo com a lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012, estabelece normas gerais para a proteção da vegetação nacional, com área de proteção e de reserva.


Para o estudo, políticas públicas como esta, apesar de importantes, não serão suficientes para alcançar os números ideais do Acordo de Paris, se pensando a longo prazo. Este, por sua vez, assinado no ano de 2015, é um tratado internacional sobre as mudanças do tempo, que busca frear os impactos causados por ela.


O Acordo de Paris estipula, por exemplo, que o aumento da temperatura geral do planeta, até o final do século XXI, não pode ultrapassar 1,5Cº.


Área prevista de desmatamento até 2030 pode ser do tamanho do estado de Minas Gerais. (Foto: Reprodução/Poder360).


Os estudos coordenados por Oxford utilizaram a “modelagem de cenários”, técnica de cálculo que constrói modelos estatísticos para que sejam previstos diferentes cenários econômicos, combinando os momentos atuais e projetando o futuro.


Para os pesquisadores, mesmo se o Brasil zerar o desmatamento ilegal, ainda não atingiria as metas estabelecidas.


É preciso, urgentemente, debater sobre estes assuntos e focar em um trabalho sério para reverter projeções como essa. Está em jogo o futuro do meio ambiente do nosso Brasil!



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS