Emissão nacional de gás estufa cresceu em 2013

Levantamento apontou crescimento de 7,8% devido à alta no desmatamento

Por Fish TV - 20/11/2014 em Notícias / Meio Ambiente

O Brasil aumentou consideravelmente a emissão de gases de efeito estufa no ano de 2013. Em comparação com o ano anterior, o crescimento foi de 7,8%, segundo estudo paralelo ao do governo federal, divulgado por organizações não governamentais na quarta-feira, 19 de novembro. O total em números absolutos lançado foi de 1,45 bilhão de toneladas de CO² equivalente para 1,56 bilhão de toneladas. O elemento em questão compreende o lançamento de pelo menos seis gases poluentes, como metano, dióxido de carbono e óxido nitroso.

Os dados do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa, o SEEG, não correspondem aos números divulgados pelo Ministério da Ciência, que atualizou o Inventário Nacional recentemente.

Para o Ministério, entre os anos de 2005 e 2012, as emissões caíram 41,1%, impulsionadas pela redução no desmatamento. Entretanto, o governo não divulgou dados referentes a 2013.

De acordo com o novo estudo, foram analisados dados mais recentes sobre o desmatamento da Amazônia Legal (que aumentou 29% entre agosto de 2012 e julho de 2013), além do desflorestamento em outros biomas. O levantamento ainda constatou o crescimento das emissões ligadas às mudanças no uso do solo (+16,4%) e na geração de energia (+7,3%), no qual o acréscimo foi em decorrência do uso de termelétricas movidas a fontes fósseis, como carvão. Houve alta também no lançamento de gases-estufa oriundos da agropecuária (+27%), de processos industriais (+6%) e de resíduos (+3%).

O total de emissões por pessoa, segundo o estudo, caía desde 2004, chegando a atingir 16,4 toneladas de CO² por habitante. Em 2013 ele voltou a crescer, alcançando 7,8 toneladas de CO²/hab.

A plataforma on-line SEEG é iniciativa do Observatório do Clima e envolve as organizações como Imazon, Imaflora, Iema e Iclei.


Fonte: G1

Imagem: Reprodução

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS