Devem iniciar obras da maior usina de energia do mundo

Tecnologia de turbinas subaquáticas não tem impacto ambiental significativo

Por Fish TV - 09/01/2015 em Notícias / Meio Ambiente

As obras da maior usina de energia do mundo com força das marés, que será localizada no litoral nordeste da Escócia, devem iniciar neste mês.  O processo começará com a instalação das redes de transmissão. O projeto "MeyGen" pretende implantar até 398MW de turbinas de correntes de marés para fornecer eletricidade limpa e renovável para o Reino Unido. A expectativa é que a ação ocorra até o início de 2020, mas a previsão é de que a eletricidade comece a ser entregue em 2016, quando 60 turbinas já estarão instaladas. 

Cada turbina maremotriz deverá ter cerca 22 metros de altura e hélices de 18 metros de diâmetro. (Imagem: Divulgação/ObservaSC)


Quando concluído, o projeto terá instalado 269 turbinas submersas no fundo do mar, com potencial para gerar energia suficiente para 175 mil casas da Escócia. Com isso, a longo prazo, beneficiará a economia do Reino Unido. A empresa responsável pela gestão do projeto é a australiana Atlantis Resources, que contará com apoio financeiro através do Fundo de Investimento em Energia Renovável do Reino Unido. 

Turbinas submersas serão instaladas no litoral nordeste da Escócia. (Reprodução/ MeyGen)


Impactos Ambientais
Diferente do sistema de energia potencial (variações do nível do mar) produzido através da construção de barragens marítimas,  o aproveitamento da energia cinética (correntes marítimas), com o uso de turbinas subaquáticas não tem impacto ambiental significativo. As turbinas são projetadas de forma a expulsar qualquer animal marinho que se aproxime do rotor.

Para saber mais informações, acesse o site do projeto MeyGen.  


Fonte: ObservaSC
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS