Desmatamento na Amazônia cresce 467% em outubro

Monitoramento apontou que Rondônia foi o estado mais atingido

Por Fish TV - 22/11/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Os dados não oficiais  de desmatamento divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Belém, apontaram crescimento na devastação da floresta amazônica em relação ao ano passado. O SAD, como se chama o monitoramento independente, detectou 244 km² de desmatamento na Amazônia Legal no mês de outubro deste ano. Isso representou um aumento de 467% em relação a outubro de 2013, quando o desmatamento foi de 43 km².

Em outubro de 2014 o desmatamento se concentrou em Rondônia (27%), Mato Grosso (23%), seguido pelo Pará (22%) e Amazonas (13%). Os estados de Roraima (9%), Acre (5%) e Amapá (1%) foram os que apresentaram menor ocorrência.

As florestas degradadas (parcialmente destruídas) na Amazônia Legal somaram 468 quilômetros quadrados no mês passado. Em comparação a outubro de 2013, isto representa um aumento de 1.070%, quando a degradação florestal somou 40 quilômetros quadrados.

O levantamento do Imazon é paralelo ao realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inepe), que utiliza o sistema Deter. O dado mais recente do Deter foi divulgado em setembro, com números referentes aos meses de junho e julho, e indicava aumento de 195% no desmatamento em comparação aos mesmos meses do ano de 2013. As informações são repassadas ao Ministério do Meio Ambiente para controlar a devastação do bioma. A pasta não quis comentar os dados do Imazon, pois não são oficiais.


Fonte: G1

Imagem: G1/Raphael Alves/AFP

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS