Boletins meteorológicos para daqui 30 anos anunciam mudanças climáticas assustadoras

Organização Meteorológica Mundial tentou imaginar as mudanças no clima que vários países podem enfrentar no futuro

Por Fish TV - 05/12/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Com o objetivo de ilustrar o impacto das mudanças climáticas na vida cotidiana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas, celebrada em Lima (COP20), convidou moças e rapazes do tempo de vários países a imaginar um "boletim meteorológico do ano 2050".

O resultado desta experiência foi assustador. As temperaturas médias nas camadas inferiores da atmosfera terrestre podem subir mais de 4°C no fim do século XXI, segundo a OMM, caso as quantidades de gases de efeito estufa emitidos pelos seres humanos continuar aumentando.

2014 pode ser o mais quente da história desde o inicio das medições. (Imagem: Agenda Global 21)


Coincidindo com as negociações da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece até o dia 12, em Lima no Peru, foram elaborados boletins meteorológicos para 2050, para países como Peru, França, Vietnã, Espanha, Canadá e Noruega. Os boletins descrevem cenários baseados nos elementos científicos mais recentes e esboçam uma ideia de como pode ser a vida nestes países no futuro, caso a temperatura global aumente.

Com estes boletins, espera-se apoiar governos, empresas e a sociedade civil, para tomar medidas para enfrentar as mudanças climáticas, explicou a OMM. 

As temperaturas médias nas camadas inferiores da atmosfera terrestre podem subir mais de 4°C no fim do século XXI, segundo a OMM. (Imagem: Reprodução/G1)


Na última quarta-feira, 3 de dezembro, a Organização das Nações Unidas - ONU, anunciou que o ano de 2014 pode ser o mais quente da história desde o inicio das medições, em 1880.


Os boletins meteorológicos estão disponíveis no Youtube: www.youtube.com/wmovideomaster


Fonte: UOL
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS