Água preta pode ter sido causada por crime ambiental

Mudança na cor da água atingiu cidade de Salto em São Paulo

Por Fish TV - 28/11/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Na manhã desta quinta-feira, 27, as águas do rio Tietê na cidade de Salto, em São Paulo, amanheceram completamente escuras. O fenômeno chamou a atenção dos moradores e de órgãos ambientais. 

De acordo com a coordenadora do projeto SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, a situação é crítica: "É um crime ambiental, precisa ser investigado. Deve ter sido um acidente de operação de barragem, abertura de reservatórios que transferiu sedimentos e resíduos tóxicos", afirma. Segundo a ambientalista, o fenômeno pode causar impactos ambientais, como mortandade de peixes e impacto nocivo à saúde pública das populações ribeirinhas.

Fenômeno pode causar impactos ambientais na região. (Foto: Divulgação)


O secretário do Meio Ambiente de Salto, João Conti Neto, garantiu que o monitoramento já está sendo feito com o objetivo de identificar a origem da água escura: "Nós temos informação que isso vem de São Paulo e em alguns locais a condição da água já está melhor", afirma. Segundo a Cetesb, é necessário que os técnicos fiscalizem a região para identificar se foram lançados efluentes industriais ou se a causa foram as fortes chuvas que caíram na região.
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS