8 AÇÕES QUE PODEM AJUDAR A SALVAR O PLANETA

Aquecimento global força a migração de peixes

Por Fish TV - 23/08/2017 em Notícias / Meio Ambiente

De acordo com recente pesquisa da organização Sea Around Us, as mudanças climáticas não param de interferir no habitat dos peixes. As espécies marinhas se afastam cerca de 50 quilômetros das águas mornas da linha do Equador por década, em busca da temperatura ideal para se alimentar e reproduzir.

Pode não parecer, mas a emigração de peixes das áreas tropicais tem a ver com o cotidiano de todos. O combate ao aquecimento global passa por uma mudança de comportamento da população. Além de cobrar governos e empresas a cumprirem as metas de emissões definidas no Acordo de Paris, cada indivíduo pode contribuir com pequenas atitudes que se tornam grandes com o passar do tempo. 

1. O lixo orgânico emite gás metano (causador do efeito estufa), durante sua decomposição. A dica é aproveitar ao máximo os alimentos, incluindo talos, folhas e cascas.

2. Reduza o consumo de carnes vermelhas. Todo o processo de produção da carne emite muitos gases de efeito estufa. Repensar a alimentação é válido. Não precisa cortar totalmente, substituir, quando possível, por outras fontes de proteína, já ajuda.

3. Conheça a origem do produto que consome e divulgue aos amigos e familiares sobre essas opções mais sustentáveis. Vale para artigos de limpeza e higiene, móveis e eletroeletrônicos, por exemplo.

4. A destruição das matas nativas é uma das maiores fontes de emissão de GEE no Brasil. Compre apenas produtos e materiais com selo madeira certificada.

5. Evite o uso do transporte privado individual sempre que possível. Prefira o transporte público, a bicicleta ou uma caminhada, pelo menos em alguns trechos. Outra dica é compartilhar caronas.

6. Economize energia elétrica, principalmente nos períodos mais secos, quando as usinas termoelétricas ficam sobrecarregadas e emitem mais GEE.

7. Reflita antes de comprar: precisa mesmo? A fabricação de cada produto envolve extração e processamento de matéria-prima, uso de água e de energia na produção, além do gasto de combustível no transporte da mercadoria. Processos que emitem de GEE.

8. Destine para a reciclagem papel, vidro, plástico e alumínio. Esses materiais poderão ser reutilizados como matéria-prima de novos produtos.

Foto: Shutterstock / Reuters
 
Fonte: Terra
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS