200 periquitos morrem próximos a Condomínio na cidade de Manaus

O caso chocou a cidade e defensores de animais em todo Brasil

Por Fish TV - 03/12/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Cerca de 200 periquitos-de-asa-branca (Brotogeris Versicolurus), uma espécie nativa da região, apareceram mortos na semana passada no meio fio de uma avenida localizada na Zona Centro-Sul de Manaus. A suspeita é que os animais foram envenenados. 

Próximo ao local onde foram encontrados os periquitos está um condomínio de alto padrão que, em 2012, instalou telas na copa de palmeiras que ficam na frente do prédio para impedir que os pássaros se instalem nas árvores. A ação foi autorizada pela da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Telas foram colocadas em 2012, e deveriam ser retiradas um mês após a instalação. (Imagem:Ipaam)


O condomínio justificou dizendo, que os animais estariam prejudicando as palmeiras, mas aparentemente o barulho dos pássaros incomodava os moradores do local. Um especialista, afirmou que, por não poder pousar nas árvores, os animais ficaram mais vulneráveis e podem ter sido envenenados.  Os Bombeiros cortaram as telas na semana passada, e já foram retiradas da copa das árvores.

Segundo testemunhas, cerca de 5 periquitos são atropelados por dia, somente naquele local. (Imagem: Patrick Mota/Amazonas FM)


A população de Manaus realizou um protesto pedindo que o crime seja investigado e os responsáveis, punidos.  O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) afirmou que está investigando o caso. A necropsia realizada nos animais apresentou hemorragia interna, o que indica que os pássaros podem ter sofrido intoxicação ou traumatismo. A necropsia realizada, não é conclusiva, mas apresenta indícios, que podem ser confirmados por meio de exames posteriores.


Fonte: Catraca Livre/Ipaam/G1

Os passáros também ficavam presos nas telas. (Imagem: Ipaam)

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS