Temporada da pesca esportiva em MS é aberta; empresários do setor esperam o pescador mais consciente

Com abertura do pesque e solte nos rios do estado, melhorias foram feitas em diversos setores e expectativa é de um turismo de natureza muito em alta.

Por Marcelo Telles - 01/03/2024 em Notícias / Geral

Foi aberta hoje, sexta-feira, dia 1º de março, a temporada de pesca esportiva no estado do Mato Grosso do Sul.


Com a atividade cada vez mais em destaque em todos os cantos do planeta, quem trabalha na área e possui algum tipo de relação com o pesque e solte, está com grandes expectativas para o ano de 2024.


Pesca esportiva está liberada no estado. Foto: Reprodução / Prefeitura de Três Lagoas-MS.  


Empresários do ramo, que já vinham observando um comportamento mais consciente do pescador esportivo, esperam que essas atitudes cresçam com a volta do esporte e com o fomento de ações de sustentabilidade.


Apesar da pesca esportiva ser a atividade que mais gera emprego e renda em nossos rios, o estado do Mato Grosso do Sul ainda não aderiu à cota zero, sendo liberado o transporte de um exemplar de espécie nativa, além de cinco exemplares de piranhas, respeitando as medidas mínimas e máximas. Porém, sem cota para os peixes exóticos. A pesca do peixe Dourado continua proibida.


De acordo com o Capital do Pantanal, os trabalhadores do setor turístico sul-mato-grossense comentam que o perfil do pescador esportivo que visita o estado tem mudado nos últimos anos.


Agora, se vê muito mais casais, mulheres e crianças nesse meio, com uma sensibilidade maior acerca das normais de meio ambiente.


Por exemplo, é perceptível como o número de pessoas que desejam levar o peixe diminuiu drasticamente, com muito mais pessoas optando pelo pesque e solte. Para praticar a atividade, porém, é necessário adquirir a Licença de Pesca.


Pescador esportivo já pode pescar e soltar no Mato Grosso do Sul. Foto: Reprodução / Rádio Caçula.  


Com a ideia de receber ainda melhor os praticantes do pesque e solte, melhorias foram realizadas em diversos locais do estado. Por exemplo, o distrito de Águas de Miranda, na cidade de Bonito-MS, que é banhado pelo Rio Miranda, teve a MS-345 pavimentada, na chamada Estrada do 21, possuindo mais de 95% de suas obras concluídas.


A revitalização irá elevar ainda mais a procura pelo distrito e pelas práticas de ecoturismo no local, que já são muito conhecidos em todo o Brasil.


Bonito é um dos destinos mais procurados para a prática do ecoturismo. Foto: Reprodução / WorldBy2.  


De acordo com especialistas, a região não tinha tanta perspectiva de crescimento antes dos investimentos estaduais. Agora, a previsão é que esses números cresçam em disparada.


De acordo com a TV Cariri, a nova rota pela estrada encurta o caminho entre a Capital e a cidade de Bonito em até 50km, trazendo maior facilidade de acesso. Outras melhorias que estão sendo realizadas, de acordo com o município, é na parte de serviços públicos, qualificando mão-de-obra em hospedaria, gastronomia e atendimento.


Para os responsáveis, reestruturar o turismo na região é primordial, oferecendo mais produtos e serviços de qualidade para os visitantes de um dos melhores locais de ecoturismo no Brasil, fazendo o turista permanecer por ainda mais tempo.


Os vales e morros locais, bem como os pontos de banho, trilhas e cavalgadas, são algumas das atividades de turismo de natureza que mais chamam a atenção por lá.


Com isso, mesclando essas atividades com a pesca esportiva, podemos ver um estado do Mato Grosso do Sul, cada vez mais, crescendo economicamente no setor.


Recentemente, um encontro para debater a preservação ambiental, o fomento do turismo e da pesca esportiva no estado, bem como medidas para o crescimento econômico dos municípios que fazem parte da região do Pantanal sul-mato-grossense, aconteceu no auditório da UFMS, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que fica em Corumbá-MS, município que é muito forte na pesca esportiva.


Com o pesque e solte como uma das prioridades, o encontro criou um planejamento de quatro anos envolvendo esses temas, começando em 2024 e contando também os anos de 2025, 2026 e o ano de 2027.


PPA serviu de base para a tomada de decisões importantes. Foto: Reprodução / Bonito Informa.  


Gestores, autoridades e a população geral puderam apresentar as suas ideias de tarefas de maiores prioridades, como o fortalecimento do ecoturismo, investimento em segurança pública e em infraestrutura rodoviária.


Todo esse planejamento foi criado para servir como direcionamento ao Governo de Mato Grosso do Sul, servindo como base para uma grande transformação social.


O que ajudará a fomentar muito a atividade, será a inclusão do distrito de Águas do Miranda no calendário estadual de eventos de pesca esportiva. Já está anunciado que, nos dias 26, 27 e 28 de abril deste ano, será realizada a segunda edição do Festival de Pesca Esportiva no distrito, com uma grande programação de shows e gastronomia.


Pescadores esportivos registram seu peixe. Foto: Reprodução / Semadesc.  


A estrutura de hotéis, pousadas e pesqueiros já estão prontas para receber o turista interessado em participar. Segundo a TV Cariri, por exemplo, um conhecido hotel da região já investiu mais de R$1,5 milhão, para a sua ampliação e demais melhorias.


Assim, tanto empreendimentos mais centrais, com maior infraestrutura, quanto mais afastados, com maior proximidade com a natureza, podem atrair turistas e pescadores esportivos de diversas regiões.


Pesca esportiva está aberta em MS. Foto: Reprodução / Turismo MS.  


Agora, com a temporada de pesca esportiva de volta, assim como em todos os anos, as operações nos principais pontos de pesca de Mato Grosso do Sul continuarão tendo uma forte fiscalização da Polícia Militar Ambiental sobre as regras da pesca esportiva estabelecidas. 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS