Recorde mundial na pesca de Fly: Tucunaré de 91 centímetros é o maior da categoria All-Tackle

O pescador Rodrigo Moreira Salles conseguiu o feito com mosca do tipo streamer no Rio Marié, em setembro do ano passado

Por Marcelo Telles - 30/03/2022 em Notícias / Geral - atualizado em 30/03/2022 as 13:15

Pescador esportivo de Fly, imagine estar pescando em uma manhã, como de costume, e em pouco tempo capturar um belo Tucunaré-açu, que representa um recorde mundial na categoria!

Isso aconteceu com Rodrigo Moreira Salles, de 45 anos, engenheiro civil e ambiental, empresário CEO da Untamed Angling Brasil e pescador paulista que reside em Manaus-AM, no dia 4 de setembro de 2021. O feito foi anunciado pela IGFA (International Game Fish Association). 

A pescaria acontecia no Rio Marié, rio do estado do Amazonas, em São Gabriel da Cachoeira-AM, próxima ao meio dia. Rodrigo estava com outros pescadores na semana de treinamento de guias, antes do início das temporadas de pesca.

O pescador estava apostando em uma mosca do tipo streamer e o recorde veio com o exemplar de 91 centímetros, na categoria All-Tackle Length.


Com 10 anos de idade, Rodrigo já começou a pescar esportivamente com seu avô. Com 12 anos, em uma viagem para o Pantanal, se apaixonou pelo esporte de vez!

A partir daí, começou a viver para a pesca e cresceu nesse ambiente. Em 2005, encontrou o seu atual sócio e tomou a decisão de trabalhar com a pesca esportiva. 

Hoje, sua empresa tem três pousadas na Bolívia e quatro no Brasil, todas de base comunitária, dentro de comunidades indígenas.

Não é à toa que Rodrigo respira pesca e conseguiu esse recorde com o coração! Mas a emoção pode contar melhor essa história!

De acordo com Rodrigo, os níveis da água não eram os ideais naquela manhã de 4 de setembro e os pescadores decidiram subir pelo rio.

Em três botes, eles avançaram por uma hora e meia, até chegar ao local. Segundo Salles, este era um dos seus lugares favoritos rio acima.


O clima estava ajudando! O pescador contou que uma tempestade se aproximava e os peixes começaram a se alimentar em demasia. 

"Chegamos e vimos, imediatamente, uns grandes peixes se movendo e outros caçando. Com isso, decidimos misturar técnicas com poppers e streamers", disse.

As ideais deram certo e resultaram em quatro grandes troféus, acima de 9 quilos! Os peixes capturados pelos pescadores tinham: 82 cm (pescado pelo pescador André Vergara), outro exemplar de 82 cm (pego pelo Juan Carlos Choc), um Tucunaré de 84cm (capturado por Pamela Wendhausen)  e o peixe de Rodrigo, de 91cm.

Todos esses quatro foram pegos, praticamente, juntos! Além destes, os pescadores ainda capturaram outros dez exemplares naquela manhã, antes mesmo da tempestade chegar. 


Mas, antes do recorde acontecer, nem tudo estava indo tão bem. Rodrigo diz ter perdido dois belos peixes seguidos e que nunca havia perdido dois exemplares da espécies tão grandes e de forma consecutiva em toda a vida.

Chateado, foi para o lado oposto de um banco de areia e viu três peixes se movendo por ali. Rodrigo lançou a mosca e assim que a isca tocou na água, o Tucunaré a seguiu mas decidiu não comer. Somente na terceira recolhida que o peixe foi fisgado!

Não foi fácil retirar o animal da água e Rodrigo precisou trabalhar duro para lutar contra a força do animal. 

"Quando o nosso guia local Charles passou o passaguá, eu sabia que era muito grande. Porém, nunca iria imaginar que seria um recorde mundial! Fomos até o banco de areia para medição e pesagem, e eu vi que o de 91 centímetros tinha sido o meu maior Tucunaré. Mas o Martin, guia principal, mencionou que tinha potencial para ser um recorde mundial de comprimento no All-Tackle. Com isso, acabei me candidatando!" disse Rodrigo.

O pescador ainda destaca que este feito representa muito para a pesca com mosca no Brasil. Segundo ele, muitos ainda pensam que a pescaria de Fly é positiva em quantidade e não em tamanho. Mas este recorde, com certeza, já mostra o contrário!

Com o certificado em mãos, Rodrigo Salles quer continuar a estimular a pescaria de Fly no Brasil e segue dando conselhos aos pescadores que desejam capturar grandes Tucunarés com mosca.

Segundo ele, persistência e consistência na selva é algo fundamental para o pescador.

"Se você quer ser bem sucedido para o Tucunaré gigante em uma vara de Fly, desistir não pode ser uma opção. Mesmo com 40º e 100% de umidade, o próximo arremesso sempre pode trazer este troféu tão esperado. Na pesca com mosca na selva, a diferença entre o céu e o inferno é de apenas um arremesso!".


Rodrigo ainda diz que é preciso estar preparado e, principalmente, praticar o arremesso com mosca, já que a pesca de Fly é um esporte em que é preciso dedicação.

O pescador diz que a precisão é mais importante do que um arremesso distante, na pesca de Tucunaré, e isso pode ajudar a trazer grandes exemplares.

"É preciso domar um arremesso de 10 a 15 metros com sua mosca, atingindo diretamente ao lado do alvo. Isso vale mais do que um arremesso de 25 metros no meio do nada ou, pior ainda, ficar enroscado nas árvores".

Outro ponto levantado por Rodrigo diz respeito ao equipamento. Ele precisa estar muito bem balanceado, segundo Salles, já que o Tucunaré procura ir até a estrutura e o pescador precisa evitar isso.

Por último, ele dá um conselho, de forma muito sábia: "ouça seus guias de pesca!" São eles que sabem, exatamente, o que está acontecendo.

Assim, levando em conta as diferentes condições da água, estratégias distintas também devem ser tomadas, como densidade da linha de mosca, tamanho e padrões das iscas, velocidade de recolhimento, entre outras.

As dicas são de um grande pescador, dono de um recorde mundial inesquecível do Rio Marié. O rio leva este nome, já que os nativos o chamavam de 'Rio de Gigantes'. E o pescador Rodrigo Moreira Salles mostrou este significado da melhor maneira possível! 

Parabéns, Rodrigo!


(Fotos: Tiago Rossa)

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS