Ponte da Amizade é reaberta de forma gradual na fronteira entre Brasil e Paraguai

Reabertura ocorreu nesta quinta-feira

Por Joyce Heurich - 15/10/2020 em Notícias / Geral - atualizado em 11/12/2020 as 15:31

Depois de passar sete meses fechada, a Ponte Internacional da Amizade, que liga o município de Foz do Iguaçu (Paraná) a Ciudad del Este (Paraguai), foi reaberta nesta quinta-feira (15). A liberação da entrada de veículos brasileiros no país vizinho iniciou às 5h.

 

Conforme o governo paraguaio, a reabertura se dará de forma gradual. Durante a primeira fase, que deve durar pelo menos 15 dias, apenas residentes de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este podem cruzar a fronteira, e com algumas restrições. A entrada de pedestres, por exemplo, não é permitida.

 

O Paraguai elaborou um protocolo sanitário que estabelece regras para os viajantes com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus. Confira as principais: 

 

  • Estrangeiros devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras de proteção.
  • A ponte estará aberta para a entrada de brasileiros no Paraguai somente das 5h às 14h. Após esse horário, o trajeto será bloqueado, e apenas a saída do país estará permitida.  
  • Três faixas de entrada estarão liberadas para veículos durante a primeira fase, onde haverá controle migratório.
  • Viajantes que pretendem ir além do limite pré-estabelecido de 30 km a partir da fronteira precisam preencher um cadastro junto à imigração e informar o endereço onde cumprirão o período de quarentena obrigatório (14 dias). 
  • Estrangeiros que entram como turistas devem apresentar seguro médico internacional, com cobertura completa (inclusive para casos de COVID-19).

 

O anúncio de reabertura da ponte foi feito nos últimos dias pelo governo paraguaio, sem manifestação oficial por parte do governo brasileiro.

 

A Fish TV entrou em contato com o Itamaraty, que encaminhou uma nota nesta quinta-feira confirmando que os países concordaram com a reabertura gradual das fronteiras e que “cada país empregará os protocolos sanitários, em conformidade com suas respectivas legislações”. Não detalhou, porém, quais serão as regras adotadas para a entrada de estrangeiros no Brasil. 

 

Outras duas fronteiras foram reabertas com restrições nesta quinta. Conforme o governo paraguaio, a travessia por Pedro Juan Caballero fica liberada das 9h às 22h, e a de Salto del Guairá, das 6h às 21h. Apenas residentes de cidades fronteiriças podem entrar no Paraguai, e o deslocamento também é limitado a 30 km. As regras adotadas pelo governo brasileiro não haviam sido divulgadas até a manhã desta quinta.


Foto: divulgação/Radio Cultura Foz

 

Turismo de pesca esportiva aguarda reabertura definitiva

 

O trânsito na Ponte Internacional da Amizade foi bloqueado em meados de março por conta da pandemia da COVID-19. Desde então, o setor de turismo de pesca esportiva suspendeu os pacotes de pesca no Paraguai para brasileiros.

 

Embora a expectativa de reabertura da fronteira tenha animado os empresários, o acesso limitado a 30 km será insuficiente para a retomada do setor.

“O hotel fica a 450 km [da fronteira]. Para nós isso não vai servir de absolutamente nada”, explica Marco Cezar de Mattos, responsável pelas reservas do Hotel Doña Ramonita, no Paraguai, para brasileiros. “Continuamos fechados para pesca para o povo brasileiro”, lamenta.

Veja a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS