Governo do Amazonas cria regras para a pesca do tucunaré

O trabalho, que deve ser finalizado até o final deste ano, acontece na região de Barcelos

Por Fish TV - 07/07/2016 em Notícias / Geral

Um conjunto de regras em torno da pesca do tucunaré está sendo desenhado pelo Governo do Estado do Amazonas com o intuito de conservar o estoque da espécie, conter conflitos, regulamentar e zonear a pesca esportiva, comercial e de subsistência na região de Barcelos. A ação é classificada como ordenamento pesqueiro e está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

O trabalho iniciou em abril e já reuniu as comunidades, o poder público municipal, as operadores de turismo e a colônia de pescadores do médio e alto rio Negro. Além de organizar a atividade pesqueira, o ordenamento prevê a criação de um fundo de arrecadação com finalidade econômica e social para as comunidades e famílias de pescadores locais, além de apoio a pesquisa. A expectativa do governo é concluir o processo até o final deste ano.

Foto: Filipe Augusto


A região de Barcelos e Santa Isabel é muito cobiçada pela pesca esportiva e comercial do tucunaré. O zoneamento deve acontecer desde a foz do rio Branco até a fronteira do município de São Gabriel da Cachoeira. "Há uma preocupação do governo sobre os recursos pesqueiros desses municípios e com os possíveis conflitos gerados entre aqueles que vivem da pesca", ressalta o secretário de produção, Sidney Leite. 

Fonte: a critica 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS