Goiás libera a atividade de pesca esportiva durante a piracema

Nova instrução orienta prática da modalidade durante período de reprodução dos peixes no Estado, que vai até 28 de fevereiro de 2020

Por Matheus Ferreira - 20/11/2019 em Notícias / Geral - atualizado em 20/11/2019 as 11:02

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) publicou, no último dia 14, a Instrução Normativa nº 10/2019, que permite a prática da pesca esportiva, na modalidade pesque e solte, durante o período de reprodução dos peixes em Goiás, conhecido popularmente como piracema.

Segundo o documento, está revogado o disposto no inciso I, do artigo 9º da Instrução Normativa nº 02/2019 da Semad, publicada na edição de 16 de abril de 2019 do Diário Oficial do Estado de Goiás que proibia o pesque e solte. O texto anterior previa a proibição total da pesca, inclusive da atividade esportiva.

Segundo a análise feita por técnicos da secretaria, a pesca esportiva tem caráter sustentável e agregador à economia do Estado de Goiás, além de oferecer impactos mínimos ao ambiente de reprodução dos peixes, não tendo, assim, prejuízos ao meio ambiente.

A secretária Andréa Vulcanis ressalta, no entanto, que seguem proibidas quaisquer atividades de pesca amadora, subaquática, ornamental e artesanal, exceto, neste último caso, para subsistência de ribeirinhos, indígenas e comunidades tradicionais quilombola. “Também segue proibido qualquer tipo de transporte de peixes e consumo de peixes pescados, dentro do estabelecido pela legislação de cota zero em Goiás no período da piracema”, conclui.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS