Descobertos fósseis de mamíferos milenares na China

Espécies viveram há mais de 160 milhões de anos

Por Fish TV - 20/02/2015 em Notícias / Geral

Fósseis de dois mamíferos que viveram há mais de 160 milhões de anos foram descobertos na China por cientistas da Universidade de Chicago e do Museu de História Natural de Pequim. Conforme a revista Science, o Agilodocodon scansorius e o Docofossor brachydactyl são respectivamente, os mamíferos arborícola e subterrâneo mais antigos que se conhece. 

Docofossor brachydactyl é o mamífero subterrâneo mais antigo já registrado. (Imagem: Reprodução/April I. Neander/Universidade de Chicago/Reuters)


Segundo os pesquisadores, as características de ambos demonstram capacidade de adaptação ao meio ambiente desde os primórdios da evolução. As novas espécies vêm de grupos extintos dos primeiros mamíferos, que possuíam adaptações únicas para os seus habitats. 

O Docofossor brachydactylus era um animal escavador, menor que as toupeiras atuais, com dedos mais curtos e extremidades longas, parecido com a "toupeira dourada" da África.

Os dentes do Agilodocodon scansorius indicam que o animal consumia borracha e seiva das árvores, assim como os atuais saguis e outros primatas pequenos.

Agilodocodon scansorius é o mamífero arborícola mais antigo que se conhece. (Imagem: Reprodução/April I. Neander/Universidade de Chicago/Reuters)


"A cada novo fóssil que encontramos nos damos conta de que os primeiros mamíferos eram tão diversos nas adaptações de alimentação e do aparelho locomotor como os mamíferos modernos", afirmou o professor da Universidade de Chicago Zhe-Xi Luo Luo. Segundo ele, estes sinais podem indicar que as características dos mamíferos atuais foram estabelecidas há muito tempo atrás. 


Fonte: G1

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS