Descoberto novo primata na Amazônia

Animal apelidado de Rabo de Fogo foi visto na região entre os rios Roosevelt e Aripuanã

Por Fish TV - 18/03/2015 em Notícias / Geral

Um novo primata da espécie zogue-zogue foi encontrado por pesquisadores entre os rios Roosevelt e Aripuanã, no Sul do Amazonas. Espécimes já haviam sido vistos no Mato Grosso. Os pesquisadores agora investigam se a espécie está ameaçada de extinção.  

Animal foi avistado pela primeira vez em 2011, entre os rios Roosvelt e Aripuanã. (Imagem: Divulgação/Julio César Dalponte)


O Callicebus miltoni, apelidado de Rabo de Fogo devido a sua cauda avermelhada, foi avistado pela primeira vez na região entre o rio Roosevelt e o rio Aripuanã, o que chamou a atenção de pesquisadores, já que os dois rios servem como barreira de distribuição.

Imagem mostra a diferença entre o Rabo de Fogo e outros primatas. (Imagem:Divulgação/Instituto Mamirauá)


Segundo o pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Felipe Ennes, o animal está sendo analisado desde 2011. Além de Felipe, outros dois pesquisadores analisam o Rabo de Fogo, o biólogo Júlio César Dalponte, do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais, e o coordenador de Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, José de Souza e Silva, que fez a taxonomia da espécie.

O estudo foi publicado pela Universidade do Estado de São Paulo e está disponível para consulta.   


Fonte: G1
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS