Doutores das águas: conheça o projeto que atende a população ribeirinha da Bacia Amazônica

Uma vez por ano, voluntários e coordenadores do projeto se deslocam até o local para resolver problemas de saúde da população. Projeto aceita doações e parcerias.

Por Marcelo Telles - 10/06/2022 em Notícias / Fish TV News

Ajudar o próximo é um dos atos mais prazerosos para o ser humano! E isso se acentua se a ajuda for para quem mais precisa, sem solicitar nada em troca.


Um grande exemplo é o Projeto Doutores das Águas, criado em 2011, que nasceu com o intuito de levar atendimento médico, atendimento odontológico, práticas de higiene e informação para as populações ribeirinhas da Bacia Amazônica. 


Todas as fotos são de autoria do Doutores das Águas.


O projeto



A visita acontece uma vez por ano e atende entre dois mil e três mil ribeirinhos, promovendo melhoras em vários indicadores de saúde e da qualidade de vida dessas comunidades. Em cada viagem, cerca de 50 voluntários estão presentes para ajudar.


O que mais alegra os responsáveis pelo Doutores das Águas são os resultados, em números, desses anos de ajuda. São mais de 13 mil atendimentos médicos e odontológicos realizados em 18 comunidades.


No último ano, o projeto contou com um aumento de 29%. Noventa e oito voluntários já participaram do projeto e, nos últimos cinco anos, por exemplo, eles navegaram por mais de 10 mil quilômetros.


Apesar da maioria dos voluntários terem participado de mais de uma expedição, cada visita é uma sensação nova e muito gratificante, segundo os participantes.


Desde 2015, o projeto Doutores das Águas conta com um barco ambulatório, projetado, especialmente, para atender às necessidades das atividades, trazendo dinamismo aos atendimentos e expandindo o número de ribeirinhos beneficiados.




O barco, que foi construído através do apoio de doadores do setor privado, é equipado com quatro consultórios odontológicos completos, com cadeiras e raio-x, esterilizador; quatro consultórios médicos, sala de pequenas cirurgias, farmácia, refeitório, cozinha, acomodações para funcionários; oito suítes com capacidade para até 32 voluntários e área de lazer. 


Coordenadores do Doutores das Águas



Na coordenação geral, a divulgação e apresentação para a captação de apoio e parcerias fica a cargo de Rubinho de Almeida Prado que, além disso, supervisiona todo o Projeto com reuniões periódicas com todas as áreas, definindo com os coordenadores o tamanho e formato das equipes e suas estratégias.


É de sua responsabilidade também, toda a captação de imagens, a produção de material de divulgação e exposição do projeto para o mercado em geral. Durante as viagens, com uma equipe de cerca de dez voluntários, é responsável pelo cadastro, circulação, profissionais de captação de imagens, recepção de imprensa e divulgação.


Na coordenação logística do Projeto, temos Mauro de Almeida Prado, que inclui visitas prévias às comunidades para agendamento das visitas em cada local. Cabe a ele também, a manutenção do barco e sua respectiva tripulação.


Além destas funções operacionais, sua equipe se responsabiliza pela expedição, área na qual o ribeirinho recebe diversos produtos e orientação de como utilizá-los, tais como óculos de leitura, pratos, talheres, sementes de hortaliças, vermífugo animal, entre outros, complementando a área de educação. Sua equipe varia de dois a três voluntários.




A equipe médica dos Doutores das Águas é coordenada pelo Dr. Francisco Leão, Urologista e um dos idealizadores do projeto.


Trabalhando na prevenção de doenças, realizando pequenas cirurgias, diagnosticando e aplicando medicamentos, testes e vacinas, sua equipe conta, anualmente, com nove pessoas, entre médicos de diferentes especialidades, farmacêuticos e enfermeiras. Uma lista de voluntários médicos aguarda a oportunidade de retornar, ou de participar, do projeto.




A equipe odontológica, coordenada pelo profissional Rubens Hirano, conquistou muito espaço dentro do projeto devido aos excelentes resultados obtidos na saúde bucal, que refletem diretamente na saúde como um todo.


O objetivo é trabalhar, cada vez mais, a prevenção, diminuindo consideravelmente os procedimentos cirúrgicos. Sua equipe é composta de dez pessoas entre dentistas, um gestor e auxiliares.




A equipe de educação recreativa surgiu da necessidade de levar informações básicas sobre higiene, saúde e bem-estar de forma didática e lúdica.


A responsável pela gestão é a coordenadora Samla da Rosa. Sua equipe conta com cinco voluntários, entre recreadores, educadores e técnicos em higiene bucal.


Por fim, a área administrativa é coordenada por Cristina Ancona Lopez, que é o elo com doadores e voluntários, organizando todos os trâmites de divulgação, transporte, compras e vendas. Sua equipe conta com um auxiliar e ajudantes voluntários, quando necessário. 


“Nós perdemos o direito de parar!”



Em entrevista para o Fish TV News da Fish TV, em episódio que ainda irá para o ar, posteriormente, o coordenador geral do Projeto, Rubens de Almeida Prado, mais conhecido como Rubinho, comenta como a população precisa e espera, ansiosamente, a visita anual dos Doutores das Águas. São histórias e mais histórias que deixam qualquer um com vontade de participar!


“Eles ficam nos esperando, todos os anos. Porque, depois de uma década, a gente já passou a fazer parte da vida dessas pessoas”, comenta Rubinho.


Ele ainda diz que a população ribeirinha não possui outro atendimento por perto, e se precisarem de ajuda urgente, precisariam sair de suas comunidades, contado com um barco disponível, com combustível e recursos, além de navegar entre 30 e 40 horas para até chegar até esses locais.


“Acontece muito quando não estamos aqui: eles viajam por todo esse tempo para receber um suporte e, quando chegam, não tem médico. Ou navegam por todo esse tempo para tomar uma vacina e, chegam lá, não tem agulha. Eles são muito esquecidos pelo poder público”, afirma.




Rubinho comenta que o projeto só foi ganhar credibilidade com o povo após o primeiro ano. Como nunca ninguém havia ido até o local, apenas para ajudar, a população desconfiou. Por exemplo, no primeiro ano, cerca de 600 pessoas foram atendidas. Hoje, esse número chega perto dos três mil.


Depois que foram, no primeiro ano do projeto, e ajudaram, muitos ainda duvidaram de que eles iriam voltar um dia. O projeto permanece fiel até os dias de hoje. Rubinho comenta que o dia de visita do Doutores das Águas é um dia de festa, a escola para e o evento se torna, praticamente, um feriado.


“Isso tudo acontece porque a gente traz uma coisa que, para eles, é carência. São casos muito tristes… Adolescentes de 15 anos que não tinham um dente na boca, por exemplo”.




Um ponto muito forte do Doutores das Águas é o tratamento odontológico para os ribeirinhos. Rubens diz que prótese dentárias é algo, por exemplo, é algo que eles não imaginariam realizar, mas hoje, é uma iniciativa essencial para o Projeto.


“Hoje a gente faz quase 150 próteses por viagem, restaurando o sorriso e a autoestima. Esse povo, muitas vezes, não sabem mais o que é sorrir e o Projeto faz isso retornar. Isso não pode parar, nós perdemos o direito de parar”, comenta.


Ele finaliza comentando que, futuramente, o projeto pode até não ter o Rubinho, o Mauro, presidente, o Dr. Francisco, o Dr. Luciano, a Dr. Samla, a Dr. Cristina, mas ele precisa seguir em frente e continuar o seu trabalho para ajudar esse povo.


Para isso, o Doutores das Águas aceita vários tipos de parcerias e doações. 


Como doar



Para os interessados em doar, há várias maneiras:


Cartão de crédito ou débito (PagSeguro), boleto, depósito em conta ou Pix.


Para boletos, envie para contato@doutoresdasaguas.org.br seu nome completo, endereço, CPF, valor a ser doado, número de parcelas e melhor data para pagamento. A equipe lhe enviará os boletos.


Para depósitos ou transferência via Pix, eis os dados:


Banco Bradesco S.A (237)
Agência: 1443-5
Conta Corrente: 62.555-8
Doutores das Águas
CNPJ: 17.116.522/0001-56 
CHAVE PIX (CNPJ): 17.116.522/0001-56


Para mais informações, você também pode acessar o site do Projeto, clicando aqui.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS