Um grande torneio de pesca no coração do Amazonas

A sétima edição do Torneio Amigos do Tarumã acontece dia 16 de outubro deste ano, fortalecendo a pesca esportiva na região

Por Marcelo Telles - 20/08/2021 em Notícias / Competições - atualizado em 20/08/2021 as 17:19

Torneios de pesca existem aos montes, em todo o nosso país. Alguns deles são menores, recém iniciados, com grande potencial para crescer e outros são grandes, com o nome já conhecido dentro do mundo da pesca esportiva. Qualquer que seja o torneio, se pratica o pesque é solte, é bem-vindo ao nosso mundo.

Acontece que alguns desses torneios, além de grandes e conhecidos, também possuem uma bela história por trás. Pense, então, em um torneio gostoso de participar, bem no meio do estado do Amazonas.

Para quem não conhece, a Fish TV apresenta o Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã, que está a todo o vapor para produzir, pela sétima vez, uma das competições mais tradicionais do nosso país.

Edição de 2021 do torneio promete emoçõesEdição de 2021 do torneio promete emoções — Foto: Arquivo Pessoal/Rogério Bessa

Há alguns anos, um amazonense apaixonado por seu estado, reuniu um grupo de amigos para uma tradicional pesca de tucunaré no Igarapé do Tarumã-Açu.

Não teve como ser diferente. A pescaria foi um sucesso e esse amazonense, chamado Rogério Bessa, teve a ideia de criar um torneio para os amantes de pesca de tucunaré.

Esse encontro foi acontecendo, cada vez mais vezes, com cada vez mais inscritos e, hoje, já é reconhecido em todo o território nacional.

Torneio costuma sair grandes exemplaresTorneio costuma sair grandes exemplares — Foto: Arquivo Pessoal/Rogério Bessa

O torneio que começou com essa reunião de amigos, tem, ao seu total, mais de 970 pescadores inscritos e já entregou mais de 700 mil reais em prêmios!

Os Amigos do Tarumã também realizam, junto ao torneio, ações para a retirada de lixo dos rios. Mais de cem voluntários, divididos em equipes, se deslocam para recolher a maior quantidade de lixo. Hoje, são mais de 5 toneladas de resíduos recolhidos.

Sobre os grandes e belos peixes fisgados durante as edições do torneio, a quantidade de tucunarés surpreende. Nas seis edições realizadas, foram mais de mil exemplares capturados e devolvidos para a natureza. Lembrando que, no Amigos do Tarumã, só vale pesca de tucunaré, com o mínimo de 30 centímetros por peixe.

Belo tucunaré fisgado no torneioBelo tucunaré fisgado no torneio — Foto: Arquivo Pessoal/Rogério Bessa

Mas para os pescadores se sentirem satisfeitos com esse grande torneio, muito trabalho já foi feito nos bastidores das competições. Rogério e sua equipe já suaram muito para colocar o projeto em prática. Hoje, quase sete edições depois, o organizador do evento vê com orgulho todo o trabalho construído.

"Realmente, é uma grande missão. São dez meses de trabalho intenso, para que a gente possa realizar uma competição de forma profissional, atendendo as regras de licenciamento em suas diferentes vertentes, ainda mais quando falamos em torneio de pesca esportiva no Amazonas. Mais gratificante ainda é olhar para trás e constatar que todo o nosso esforço já está dando frutos", disse.

Mas não é só Rogério que vê o seu torneio com orgulho e bons olhos. Todos os competidores que participam, sempre dão um feedback positivo e falam que irão retornar no ano seguinte. E assim vem sendo, durante todos esses anos (com exceção de 2020, quando o torneio não foi realizado devido à pandemia da Covid-19).

Os participantes da sétima edição, já podem esperar uma competição acirrada, porém, sadia e boa de participar, com técnica e grandes tucunarés.

"Quem for participar pode esperar uma competição extremamente técnica, tendo em vista que, além de grandes peixes, nosso estado possui grandes pescadores. Além disso, iremos oferecer uma mega estrutura para que todos os participantes e o público presente, possam se envolver com a atividade, trazendo novos adeptos para as próximas edições", comentou Rogério.

Tamanho das espécies surpreendem no Amigos do TarumãTamanho das espécies surpreendem no Amigos do Tarumã — Foto: Arquivo Pessoal/Rogério Bessa

Outro fato muito importante sobre o Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã é que a competição possui o atual recorde de maior peixe capturado em provas oficiais no Brasil, com um tucunaré-açu de 75 centímetros, capturado em 2018.

A sétima edição contará, também, com mais de 45 mil reais em prêmios a serem sorteados, sem contar um dos diferenciais do torneio: um belo cinturão para a equipe campeã.

Mas a grande questão do campeonato é que, além de ser uma ótima atividade para quem ama esse esporte, acaba implementando, cada vez mais, o pesque e solte no nosso país. 

"Nosso torneio já está impactando nesse aspecto, tendo em vista o aumento de carteiras de pesca expedida pelos órgãos ambientais. Sem contar a formação de vários grupos de pesca no estado, com a realização de outras competições de pesca esportiva, principalmente em municípios que detém o potencial e ainda não eram explorados", comenta o organizador.

Desejado cinturão do Amigos do TarumãDesejado cinturão do Amigos do Tarumã — Foto: Arquivo Pessoal/Rogério Bessa

Apesar da grandeza do torneio, este ano a competição contará com uma presença especial. Yasmim Zanon, nova apresentadora do Elas na Pesca da Fish TV já está inscrita para participar da disputa. Aliás, esta será a terceira vez que a Fish TV está presente. Nas duas anteriores, o programa Provas e Torneios mostrou tudo o que rolou no Amigos do Tarumã.

Mas na edição de 2021, será a vez de Yasmim mostrar sua força no torneio amazonense. No evento, as mulheres possuem uma categoria específica, que concorrem ao título de maior peixe da categoria feminina. Rogério acredita que, esse ano, são grandes as chances de uma equipe feminina fisgar o maior exemplar.

"Realmente, as mulheres fazem a diferença em qualquer atividade que desempenhem. Na pesca esportiva não é diferente. Eu destaco as seguintes qualidades com relação à participação das mulheres: organização, dedicação e técnica na pesca".

Presença feminina é garantida no torneioPresença feminina é garantida no torneio — Foto: Arquivo Pessoal/Rogério Bessa

Para não ficar de fora, é preciso ficar atento às datas: as inscrições vão do dia 15 de julho ao dia 10 de setembro. Lembrando que o evento acontece no dia 16 de outubro e um dia antes, acontece o congresso técnico no local.

Entre os prêmios, estão: botes de alumínio, motores de POPA, motor elétrico, acessórios de pesca, um caiaque, fishfinder e os diversos troféus.

"Esperamos mostrar para o Brasil e para o mundo, como ocorre o nosso torneio e, principalmente, fomentar a economia local", finalizou Bessa.

Para saber mais informações e se inscrever no Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã, clique aqui ou siga o Instagram do torneio @amigosdotaruma.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS