Inscrições abertas para o 1º Encontro de Caiaques e Pesca Esportiva de Paulicéia-SP

Evento, que vai acontecer no dia 16 de abril, é voltado para a pesca Tucunarés e de Traíras presentes na bacia do Rio Paraná.

Por Marcelo Telles - 10/01/2023 em Notícias / Competições

O ano de 2023 da pesca esportiva promete! O calendário continua lotado de eventos que envolvem o esporte, assim como nos outros anos. Já em abril, por exemplo, mais precisamente no dia 16, vai acontecer o 1º Encontro de Caiaques e Pesca Esportiva na cidade de Paulicéia-SP, no Rio Paraná (Portão de Ferro). As inscrições permanecerão abertas até dois dias antes do início do evento.


A ideia de organizar essa estreia foi através da necessidade da conscientização para a preservação dos rios e peixes do nosso país, segundo os próprios organizadores do evento. Com o foco nos Tucunarés, o torneio ainda irá aceitar os peixes da espécie Traíra e todos os interessados podem participar (crianças e adolescentes que desejarem pescar no torneio, precisam de autorização e acompanhamento de um adulto responsável).


Conversamos com Flavio de Souza Borges, idealizador e presidente do Encontro, para saber mais sobre tudo que vai acontecer no dia 16 de abril. Flavio diz que organizaram o 1º Encontro de Caiaques para promover a pesca esportiva e voltar a atenção dos pescadores para os cuidados com o meio ambiente, promovendo sempre o pesque solte e o turismo da região. Isso tudo sem contar, obviamente, todo o clima de confraternização entre os amigos pescadores esportivos.



A classificação do torneio será definida através das medidas dos peixes capturados, obedecendo a cota de quatro exemplares da espécie Tucunaré e um exemplar de Traíra. O uso de qualquer tipo de isca viva está proibido, e é importante lembrar que todos os caiaques passarão por vistoria antes da largada da prova e no decorrer do evento.


O que também não será aceito é o uso de barbatana de Tucunaré como isca, além do apetrecho conhecido como “trela”. Se, por algum acaso, qualquer um destes itens for encontrado na embarcação do competidor, o mesmo estará automaticamente desclassificado. Arrastar iscas artificiais sem arremessá-las, trabalhando-as com impulsão do motor de popa ou do motor elétrico, também será proibido.


O 1º Encontro de Caiaques e Pesca Esportiva permitirá, somente, os seguintes equipamentos: vara, carretilha de qualquer perfil, molinete, fly e iscas artificiais. Os caiaques podem ser duplos, estando permitida a pesca de dois competidores na mesma embarcação, porém, com inscrições independentes.




Se o competidor desejar desembarcar do caiaque para realizar a pesca de barranco, também estará liberado. Será permitido o uso de motores e de pedais, desde que não desconfigurem a embarcação como caiaque. Por fim, obviamente, não está aceita qualquer tipo de pescaria que se assemelhe à atividades predatórias.


Para quem for participar, é a chance de levar um belo troféu para a casa! O torneio premiará do primeiro até o décimo colocado na categoria masculina, e da primeira até a quinta colocada do lado feminino. Os competidores que capturarem o maior Tucunaré e a maior Traíra do evento também receberão troféu.


Além disso, ainda serão sorteados brindes fornecidos pelos patrocinadores para todos os inscritos que estiverem presentes na cerimônia de premiação, que vai acontecer no próprio dia 16 das 19h às 20h. De acordo com o presidente do Encontro, a ideia é que aconteça mais edições do evento ao longo dos anos, para levar o esporte, de forma permanente, para toda a região.


“O Encontro foi idealizado por um grupo de amigos, que são verdadeiros amantes da pesca esportiva de caiaques, de modo espontâneo e com o fim principal de conscientizar a preservação dos rios, dos peixes e da natureza como um todo. A pesca de caiaque tem essa característica de interação com a natureza. Mais do que estar presente, é sentir parte do ecossistema e membro das belezas naturais”, comentou Flavio.



O idealizador do evento ainda comenta que estão muito otimistas com a adesão dos pescadores locais e com a vinda de turistas para o dia 16 de abril. Segundo ele, o ambiente coletivo, de forma positiva, os leva para o “efeito manada” da preservação dos recursos naturais e da importância dos peixes até todos os que moram ou dependem da saúde dos rios como meio de lazer e de sustento. Flavio ainda faz um convite para os interessados em participar.


“Queremos mostrar que com a relação de integração, você pode usufruir sem depredar, valorizando cada peixe, animal ou planta presente no nosso ‘Pantanal Paulista’. Amigos pescadores, estejam presentes em nosso encontro! Ali será plantado o futuro de gerações! Teremos pescaria, diversão, confraternização, entrega de brindes e muito aprendizado! Não há nenhuma restrição de idade, sexo ou experiência na pesca esportiva. A família toda está convidada. Venham prestigiar o nosso evento”, conclui o presidente.


A Fish TV também tem o prazer de incentivar e divulgar esse grande encontro!


Ficou interessado em participar?


Se inscreva através do WhatsApp:

(18) 99757-7728 - Flavio

(18) 99753-6300 - Pedro



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS