CBP PARANÁ: DUAS PROVAS DESAFIADORAS E EMOCIONANTES NO VALLE VERDE

Final de semana foi de arena um pouco mais travada do que o normal, em que um único exemplar fazia toda a diferença na classificação.

Por Marcelo Telles - 01/02/2023 em Notícias / Competições - atualizado em 01/02/2023 as 10:26

Desafiador. Essa é a palavra que melhor resume o campeonato paranaense da quarta edição do CBP. Em dois dias muito parecidos, o pesqueiro Valle Verde, em Mandirituba-PR, recebeu várias duplas de grandes pescadores durante o último sábado e domingo, dias 28 e 29 de janeiro, para as primeiras pescarias do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros neste ano de 2023. 

Sempre com muita receptividade, boa comida e simpatia, a equipe do Valle Verde encantou quem chegava para as etapas paranaenses. Porém, também chamou a atenção um fato que não era esperado em nenhum dos dias de disputa.


Podemos dizer que todos os conhecedores do local e dos peixes presentes na arena, acertaram 50% das previsões. Isso porque os comentários que previam as etapas do Paraná, direcionavam para duas situações: duas provas com muita emoção e com muito peixe.


Pois é, a grande quantidade de peixes esperada para o final de semana não apareceu, ficando bem abaixo do normal. Porém, a emoção continuou nas alturas, até superando as expectativas iniciais, com muitos pescadores emocionados ao final de cada etapa.




No sábado, tivemos um total de 80 peixes pescados, atingindo 466,430kg. Já na prova de domingo, um pouco melhor, foram 90 exemplares capturados, com 565,720kg de peixes.


Nos dois dias, apesar de ter muito pescador tentando outras estratégias, não teve jeito: o campeonato paranaense é a vez da Carpa-Cabeçuda!


Para entender melhor a cronologia das etapas paranaenses, é preciso contar a história de forma separada, com destaque para os dois dias extremamente quentes em Mandirituba e para a história de um pescador em especial que, mesmo se perdesse a etapa de domingo, ainda sim iria se tornar campeão paranaense!


ETAPA 1 - 28 de janeiro


Esse foi o momento de matar a saudade! Afinal, após as festas de final de ano e a virada para 2023, estava na hora de mais Campeonato Brasileiro em Pesqueiros!


E essa espera também veio com altas promessas, graças ao pesqueiro Valle Verde. O local, conhecido por sua extrema beleza, proximidade de Curitiba e, principalmente, por seus belos exemplares, prometia uma prova com muita ação de peixes.


Mas assim que a disputa do sábado começou, apesar de alguns exemplares terem saído no início, deu para perceber que iria ser mais complicado do que o normal. Com toneladas de peixes e Carpas-Cabeçudas de até 30kg presentes no lago, ninguém esperava uma arena travada. 




Porém, dava gosto de ver as conversas de cada dupla, tentando encontrar estratégias e buscar a isca perfeita para a captura de seu exemplar.


Podemos dizer que cerca de 95% dos pescadores presentes já foram direto em busca de peixes da espécie predominante do Valle Verde: a Carpa-Cabeçuda. O restante, apaixonado pela pesca de redondos, permaneceu focado na busca de um pesado Tamba, para já garantir uns pontos logo após o início da prova. 


No primeiro tempo do primeiro dia de disputa, quem saiu na frente foi a dupla formada por Jeferson e Rodrigo, que mostrou uma pescaria diferenciada, parecendo conhecer todos os segredos da arena do Paraná.


Ali, mesmo nos momentos iniciais de pescaria deu para perceber: eles iriam incomodar. Quem também apareceu no pódio logo de cara foi Aldo e Inácio, o Thor. 


O pescador catarinense mostrou que sabe tudo a respeito da pescaria do sul do Brasil e, junto de seu parceiro, começou a perseguir os líderes Jeferson e Rodrigo. Logo atrás, com poucos quilos de diferença, aparecia o casal Daiane e Rafael. 


O curioso nesse momento era que um único exemplar, por menor que pudesse parecer, poderia fazer total diferença na tabela de classificação, e isso foi percebido em diversos momentos. 


Por exemplo, por várias vezes no meio da prova, duplas que ainda não haviam capturado nem um único exemplar, ao pescarem, pesarem e soltarem o primeiro, pulavam, diretamente, para o grupo dos dez melhores classificados! 




Esse detalhe deixou toda a disputa em aberto e a adrenalina começou a tomar conta de quem estava focado nas etapas paranaenses. 


Já na segunda etapa, quem começou a aparecer foram os pescadores André e João (o grande menino do cabelo roxo) que arrebentaram e assumiram a ponta ao fim da pescaria da manhã, com 1kg a mais do que Jeferson e Rodrigo. 


Essa disputa permaneceu até o final do dia! João e André lideraram até o último tempo e a classificação já parecia garantida! Porém, a pesca esportiva, como o próprio nome diz, é um esporte. E nos esportes, tudo pode acontecer! 


André e João deixaram, não só o topo da tabela, mas a zona de classificação para a grande final no último tempo de prova! A dupla ficou com 34,740kg e terminou na quarta posição, batendo na trave no primeiro dia. 


Mas um fato curioso ficou para o casal Daiane e Rafael que, ao final do terceiro tempo, tinham pescado apenas 14,180kg e ocupavam a nona classificação geral. A garantia de uma vaga para a final estava longe, mas eles não desanimaram! 


No último tempo, pegaram quase 30kg de peixes, somando um total de 43,800kg, ultrapassaram praticamente todas as outras duplas e chegaram na vice posição. Daiane e Rafael carimbaram, de forma exemplar, a vaga para a grande final do dia 11 de março! Parabéns casal! 


Quem também estará mostrando tudo que sabe é a grande dupla Thor e Aldo que pegaram os exemplares suficientes para garantir a terceira posição, fisgando a última vaga para a finalíssima! Pescaram demais! 




Mas não adiantou: o dia era mesmo de Jeferson e Rodrigo. Com 45,830kg pescados, eles garantiram o topo e a vaga para a finalíssima! Prova espetacular da dupla, que conseguiu driblar todas as dificuldades e levantar o troféu principal! Nos vemos no dia 11 de março! 


Apesar de não garantir classificação, o peixe mais pesado do dia ficou para a Carpa-Cabeçuda de 10,340kg de Nany e Beto. Belo exemplar!


Os classificados da PRIMEIRA ETAPA PARANAENSE para a grande final são:


1º - JEFERSON E RODRIGO - 45,830KG


2º -  DAIANE E RAFAEL - 43,800KG


3º - ALDO E INÁCIO - 38,200KG


ETAPA 2 - 29 de janeiro


Uns pingos de chuva no final da tarde. Talvez esta seja a grande diferença da prova de domingo do CBP Paraná.


Após toda a grande disputa e adrenalina do primeiro dia, as expectativas estavam altas para a prova dois. As emoções, de fato, foram do mesmo nível, talvez até um pouco maior. Mas apesar disso, os dois primeiros tempos foram muito, muito travados.


Por mais que os competidores tentassem algo novo, a arena não conseguia responder como o esperado, indo totalmente ao oposto do que realmente é o Valle Verde, com pescarias insanas e repletas de peixes a todo o momento. 


Para se ter uma ideia, ao fim do primeiro tempo, para uma dupla zerada até então, pegar um peixe de 8kg significava um salto para a segunda posição geral! 


A briga começou de fato no finalzinho do segundo tempo, perto do horário de almoço, mas tudo se intensificou na parte da tarde. E para quem diz que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar… Caiu! 




Rodrigo, campeão do dia anterior, foi pescar desta vez com a Elisandra e já assumiu a ponta na metade da prova! Por lá, a dupla permaneceu por um bom tempo, mas viu Marcelo e Makoto se aproximando, se aproximando e se aproximando, até tomarem o topo. 


No terceiro tempo e com a prova caminhando para o fim, a briga entre essas duas duplas deu gosto de ver! A distância entre eles era de, literalmente, menos de um quilo! 


Já Aldo e Schmoeller, dupla que ocupava a terceira posição, estavam com quase 10kg a menos de peixes. 


Mas, quem acompanhou as lives no Instagram Oficial da Fish TV, percebeu que não dava para se contentar em ver a tabela de classificação momentânea, já que ela mudava de minuto a minuto. 


A pequena chuva e os ventos que chegaram em Mandirituba mudaram totalmente o final de prova. André e João, que bateram na trave no sábado, começaram a aparecer, novamente, tomando a quarta posição. 


Mas o cabelo roxo de João parece ter dado sorte e a dupla fez um último tempo incrível, somando um total de 40,280kg e garantindo a terceira colocação geral! André e João, vocês estão na final do CBP 4! 


Quem também se garantiu foi uma dupla que, acredite, não estava nem no top 10 há pouco tempo. 


Toda a simpatia de Sandro e Joel parece ter feito a diferença, e a energia positiva da dupla resultou em grandes exemplares, garantindo o segundo lugar e a vaga para a final no Tanque 7 do Parque Maeda no dia 11 de março! Parabéns, pessoal! 




Mas o destaque maior precisa ser, obviamente, para a dupla campeã paranaense! Lembra do Rodrigo? O pescador parece ter vindo focado em ser campeão estadual. Campeão da primeira etapa, no sábado, Rodrigo teve toda a força de Elisandra para garantir os 55,440kg de peixes! 


A somatória deu o título da etapa e o título de campeões paranaenses do CBP 4! Detalhe: mesmo se eles não tivessem alcançado a ponta no domingo, Rodrigo ainda sim seria campeão paranaense, pela prova do dia anterior. Que show de pescaria, parabéns campeões! 


Mesmo sem a classificação, o maior peixe do dia ficou por conta de Alexandre e Welton, com 10,480kg! Que espetáculo de pesca esportiva! 


Os classificados da SEGUNDA ETAPA PARANAENSE para a grande final são:


1º - ELISANDRA E RODRIGO - 55,440KG


2º -  JOEL E SANDRO - 42,000KG


3º - ANDRÉ E JOÃO - 40,280KG


Está chegando ao fim! Restam apenas as etapas classificatórias de Santa Catarina!

Quer conferir todas as emoções das etapas classificatórias? Acompanhe as lives e a cobertura através do Instagram Oficial da Fish TV! 


O CBP 4 conta com o apoio de: BUFFALO MOTORES, KTO, PLAY PESCA, ALBATROZ FISHING, MARURI FISHING, ACEZO, CLOTER RYTOS, HAXEA, LIFE K, LUMIS, SILICONES PAULISTA, ALL FISHING BRASIL, BIGUA MASSAS, BOIAS BARÃO, EBF PESCA, HIDEA MOTORES, JEM COMERCIAL, SECURITY e ZEEO.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS